Autor aponta mitos que levam ao fracasso dos empreendedores e ajuda a obter sucesso
Qualquer um pode empreender, mas empreender não é para qualquer um! Livro de Fabio Rodrigues revela os principais erros cometidos no momento de empreender, que podem levar ao fracasso de um novo negócio.
Enriquecer, ser dono do seu próprio tempo, evitar despedimentos, não ter de lidar com chefias inconvenientes e ter o seu próprio negócio. Estas são algumas das razões que levam muitos portugueses a empreender. No seu livro, o empresário de sucesso Fabio Rodrigues põe em causa as verdades estabelecidas e revela os cuidados básicos a ter antes de empreender. Publicado pela editora ActiveUp/ Splash Books, o livro está à venda nas principais livrarias do país (Splashbooks, Fnac, Bertrand, Wook, Almedina, Amazon).
Este é o relato pessoal de Fabio Rodrigues, que inicou a carreira nas áreas do marketing e vendas, passando por diversas multinacionais como a Microsoft e a Nokia, e se tornou um empreendedor bem-sucedido a fundar quatro empresas. Em “Na Dúvida, Não Empreenda!” o autor fala-nos das dificuldades sentidas, e num tom intimista, confessa toda a verdade, mesmo que seja difícil de ouvir. Não apresenta apenas as motivações erradas para a abertura de um negócio próprio mas também chama a atenção para pontos importantes que devem ser observados na idealização de um projeto, e que são muitas vezes negligenciados pelos empreendedores.
“Está preparado para investir o seu próprio dinheiro?”, “o que o leva a empreender?”, “sabe lidar com a ansiedade e a solidão?”, “sabe administrar sozinho o seu tempo e o seu dinheiro?”, “precisa mesmo de sócios?”: estas são algumas das respostas que Fabio Rodrigues oferece ao longo dos capítulos do livro.
“Apesar da pandemia aumentar as incertezas e os riscos, traz também novas oportunidades para empreender. Pode parecer uma contradição, mas não é. E os empreendedores tornam-se ainda mais importantes no processo de recuperação das economias. Para fazer o seu negócio vingar, a pessoa precisa de se preparar para empreender. É preciso dedicar-se: fazer cursos práticos sobre a área em que vai atuar, montar um plano de negócios, usar de imediato uma folha de cálculo de fluxo de caixa e mergulhar naquilo em que procura empreender”, comenta Fabio Rodrigues.
Mesmo diante de um cenário com inúmeras possibilidades e uma infinidade de obstáculos, o autor faz questão de reforçar que o seu livro não tem o intuito de desmotivar o empreendedorismo. “A ideia não é desanimar aquele que quer empreender, mas sim derrubar os mitos relacionados com empreendedorismo e tirar ilusões àqueles que não têm uma ideia muito clara sobre os riscos”, acrescenta.
Sobre o autor
Com mestrado em Ciências Empresariais pela Universidade de Lisboa (ISEG), pós-graduação em Marketing pela ESPM e graduado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), Fabio Rodrigues foi executivo da Microsoft e diretor de vendas da Nokia e está atualmente à frente da U5 Marketing – Designers as a Service, uma empresa que tem entre os seus clientes empresas como a Saccor Brothers, Herbalife, Sephora, ISEG, Lenovo, Claro, Net, Embratel, Accor Hoteis, entre outras.
Ficha técnica
Título: Na Dúvida, Não Empreenda!
Autor: Fabio Rodrigues
Editora: ActiveUp/ Splash Books