O atual Diretor de Estratégia da SEAT, Josep Maria Recasens, foi nomeado Diretor de Estratégia e Relações Institucionais. Josep Maria Recasens continuará a liderar a estratégia global da SEAT e assumirá as suas novas funções como Chefe das Relações Institucionais a partir de 1 de novembro. Josep Maria Recasens reportará ao presidente da empresa, Wayne Griffiths.
No seu novo cargo, Josep Maria Recasens será responsável pelo desenvolvimento da estratégia de eletrificação da SEAT, com um investimento de 5 mil milhões de euros entre 2020 e 2025, bem como pela consolidação das relações com todos os stakeholders da empresa de modo a continuar a fortalecer o seu posicionamento global. Neste sentido, a prioridade para os próximos meses será estabelecer alianças que permitam a eletrificação de Espanha, através de uma estratégia de cooperação com empresas líderes de outros setores.
O presidente da SEAT, Wayne Griffiths, afirmou que “a transformação da SEAT e da indústria automóvel em Espanha para a eletrificação e para a mobilidade sustentável são os nossos eixos estratégicos. Josep Maria Recasens é um gestor experiente, com grandes capacidades de gestão e de liderança, e tem toda a minha confiança para liderar duas áreas que já trabalham em estreita colaboração. Na sua nova posição, será fundamental para a implementação da estratégia futura com os nossos principais stakeholders.”
Josep Maria Recasens é Engenheiro Industrial Sénior com uma especialização em Organização Industrial pela Universidade de Girona, possui um mestrado em Engenharia Automóvel pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e um MBA pela ESADE Business School. Recasens desenvolveu a sua carreira profissional na SEAT, nas áreas de I&D e presidência, e possui uma ampla experiência na liderança de projetos internacionais. Desde 2016 que era o Diretor de Estratégia da SEAT.
SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona) e vende veículos com as marcas SEAT e CUPRA, enquanto SEAT MÓ abrange produtos e soluções de mobilidade urbana, exportando 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 75 países. Em 2019, a SEAT vendeu 574.100 automóveis e alcançou um lucro após impostos de 346 milhões de euros e um volume de negócios recorde de mais de 11 mil milhões de euros.
A SEAT emprega mais de 15.000 profissionais e conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Arona e o Leon. A empresa também produz o Ateca na República Checa, o Tarraco na Alemanha, e Alhambra em Portugal e o Mii Electric, o primeiro veículo 100% elétrico da SEAT, na Eslováquia. A estas instalações juntam-se SEAT:CODE, o centro de desenvolvimento de software localizado em Barcelona.
A SEAT irá investir 5 mil milhões de euros até 2025 em projetos de I&D para desenvolver veículos, especialmente para eletrificar a gama, em equipamento e instalações. A empresa pretende fazer da Martorell uma fábrica de impressão com zero emissões de carbono até 2050.