Guillermo Fadda foi nomeado novo Diretor Comercial da SEAT na Europa, a partir de dia 1 de outubro. O diretor faz parte do Grupo Volkswagen desde 1995 e, até agora, ocupou o cargo de Vice-Presidente Comercial do Volkswagen Group Argentina. Guillermo Fadda vai liderar a área de Vendas da SEAT na Europa, uma posição recém-criada para potenciar o crescimento da empresa na região. Irá reportar ao vice-presidente Comercial da SEAT, Wayne Griffiths.
Griffiths destacou que “Com a nomeação de Guillermo Fadda para este novo cargo, a empresa pretende reforçar o seu desenvolvimento na Europa. Nos últimos anos, a SEAT e a CUPRA tornaram-se as marcas de maior crescimento e, desde 2015, a sua quota de mercado aumentou mais de 30%. Estou convencido de que a sua experiência e o seu percurso no Grupo Volkswagen irão contribuir para dar um novo impulso às nossas vendas”.
Guillermo Fadda é licenciado em Administração e Gestão de Empresas e possui um MBA pela ESADE. Está vinculado ao Grupo Volkswagen desde 1995, quando ingressou na marca AUDI em Espanha. Em 2002, foi nomeado Diretor de Marketing da AUDI em Espanha, cargo que ocupou até 2006. Entre esse ano e 2009, dirigiu a área de Marketing da AUDI Itália, e em 2009 regressou à AUDI Espanha para ocupar o cargo de Diretor de Vendas e, a partir de 2013, o de CEO, no qual consolidou a liderança da marca no mercado premium espanhol. Em 2018, Guillermo Fadda foi nomeado Vice-Presidente Comercial do Volkswagen Group Argentina, cargo a partir do qual dirigiu a área Comercial que agrupa a Volkswagen (marca líder no mercado argentino), os Veículos Comerciais da Volkswagen, a AUDI, Ducati e Grupo Traton.
SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona) e vende veículos com as marcas SEAT e CUPRA, enquanto SEAT MÓ abrange produtos e soluções de mobilidade urbana, exportando 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 75 países. Em 2019, a SEAT vendeu 574.100 automóveis e alcançou um lucro após impostos de 346 milhões de euros e um volume de negócios recorde de mais de 11 mil milhões de euros.
A SEAT emprega mais de 15.000 profissionais e conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Arona e o Leon. A empresa também produz o Ateca na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii electric, o primeiro veículo 100% elétrico da SEAT, na Eslováquia. A estas instalações juntam-se SEAT:CODE, o centro de desenvolvimento de software localizado em Barcelona.
A SEAT irá investir 5 mil milhões de euros até 2025 em projetos de I&D para desenvolver veículos, especialmente para eletrificar a gama, em equipamento e instalações. A empresa pretende fazer da Martorell uma fábrica de impressão com zero emissões de carbono até 2050.

