Em tempo de confinamento, disponível online e legendado em Português.
A história de 4 artesãos japoneses que dedicam a vida à sua arte, incluindo um Chef duplamente galardoado com Estrela Michelin, uma artista tradicional dedicada ao corte de papel, um mestre artesão automóvel e um marceneiro que colabora com uma das companhias de construção mais antigas do mundo. Episódios gratuitos no Facebook e no Instagram da marca.
No Ocidente considera-se que são necessárias 10 mil horas de estudo para que alguém se torne especialista em determinada matéria. No Japão, ninguém é considerado um mestre na sua arte até que tenha passado 60.000 horas a aperfeiçoar as suas capacidades. Ou seja o equivalente a 8 horas de trabalho por dia, 250 dias por ano, durante 30 anos.
Um fascinante documentário revela o mundo dos Takumi – o mais elevado grau dos artesãos do Japão. Um retrato impressionante, da autoria de Clay Jeter para a marca de automóveis de luxo Lexus, lançado no canal Prime Video e disponível online com legendas em Português.
Takumi – Uma história de 60,000 horas sobre a sobrevivência dos artesãos – acompanha 4 artesãos japoneses que dedicam a vida à sua arte, incluindo um Chef duplamente galardoado com Estrela Michelin, uma artista tradicional dedicada ao corte de papel, um mestre artesão automóvel e um marceneiro que colabora com uma das companhias de construção mais antigas do mundo.
O documentário, que se estreou no festival DOC NYC em Nova Iorque, é muito particular – o meio é, simultaneamente, a mensagem. Há uma versão de longa-metragem, uma montagem das 60.000 horas, que compila cenas de cada arte essencial de Takumi, repetidas vezes sem conta para destacar as horas, os dias e os anos de prática envolvidos.
Narrado pelo antigo diretor do British Museum, Neil Macgregor, e incluindo entrevistas de especialistas mundiais em artes, ofícios e I.A., o documentário questiona como honraremos e preservaremos as artes humanas, ao mesmo tempo em que projetamos máquinas para agir com precisão e rapidez superiores.
Estima-se que até 2050 as máquinas serão capazes de superar o desempenho humano em praticamente todas as áreas. Irão as artes e os ofícios humanos desaparecer à medida que a inteligência artificial for ultrapassando os nossos limites? Ou será que esta pedra angular da nossa cultura vai sobreviver, tornando-se mais valiosa do que nunca? Este documentário analisa a opção pelo caminho mais longo para atingir a excelência, num mundo em busca permanente de atalhos.
Os espectadores podem assistir à versão de 54 minutos ou optar pela de 60.000 horas em www.takumi-craft.com/pt/pt, uma versão que lhes permite absorver o nível de dedicação e empenho necessários para alcançar este tipo de mestria.
Adicionalmente, a Lexus Portugal irá partilhar este documentário, em vários episódios, nas suas redes sociais a partir de 6 de abril de 2020. Para tal, basta seguir a Lexus em: https://www.facebook.com/LexusPortugal/ e https://www.instagram.com/lexusportugal/
Para mais informação consulte o site www.lexus.pt ou o Modo de vida Takumi.