A Fapil, empresa familiar 100% portuguesa líder de mercado no desenvolvimento e comercialização de acessórios para limpeza da casa, acaba de lançar uma inovadora gama de produtos desenvolvidos com plástico marítimo reciclado das artes de pesca. O objetivo da Fapil, que há mais de 20 anos foi igualmente pioneira na introdução de plástico reciclado nos seus produtos, é vir a fabricar apenas produtos 100% reciclados.
Fundada em 1975, a Fapil nasceu pela mão do português Joaquim Teixeira que, acabado de chegar de Moçambique, viu necessidade de dar emprego aos demais que chegavam de África. À data, a Fapil produzia vassouras e pincéis de caiar, e comercializava trinchas e escovas de dentes. Hoje, a Fapil é uma referência e é líder de mercado em produtos de utilidade doméstica pensados para a higiene e limpeza da casa, tratamento da roupa, arrumação e organização do lar. Fatura cerca de 19,6 milhões de euros, emprega 130 pessoas e é gerida pelos filhos de Joaquim Teixeira que têm levado a empresa rumo à inovação e à internacionalização, seguindo os passos determinados pelo pai e fundador.
A nova gama Ocean da Fapil, composta por 35 produtos entre escovas, vassouras, baldes, caixas de arrumação entre outros, será apresentada hoje, em Frankfurt. “Estamos a desenvolver mais produtos para lançar no mercado ainda em 2020”, refere Fernando Teixeira, CEO da Fapil. Todos os produtos desta nova gama têm na sua composição pelo menos 20% de plástico reciclado marítimo, combinado com outros plásticos reciclados e, por hora, uma pequena percentagem de plástico virgem. “Estamos a trabalhar diariamente para que os produtos Ocean tenham a máxima percentagem de plástico reciclado e queremos chegar a um ponto em que todos os produtos Fapil são feitos, na sua totalidade, com plástico reciclado”, acrescenta.
Estima-se que a cada 20 segundos são deixados, nos oceanos, cerca de 20.000kg de materiais fruto das artes de pesca (estudo Greenpeace Alemanha, novembro 2019). “Na Fapil estamos fundamentalmente interessados em ‘fechar a torneira’, ou seja, impedir que mais plástico vá parar aos oceanos. Se dermos um destino e utilidade a este plástico, se as entidades colaborarem para agilizar processos e informar quem trabalha nas atividades de pesca, motivando-os, certamente que conseguiremos travar uma parte do problema. Estamos, cada um, a fazer algo para que, gota a gota, se resolva este desafio”, refere.
“O nosso pai sempre esteve muito à frente do seu tempo e sempre procurou soluções inovadoras e novas formas de desenvolver os nossos produtos e o nosso negócio. Dizia frequentemente que ‘Candeia que vai à frente alumia duas vezes’. E isto faz parte da cultura da empresa. A verdade é que temos estado sempre um passo à frente do mercado, principalmente no que respeita à introdução de reciclados pois começámos a introduzi-los numa altura em que mais ninguém no mercado produzia caixas de arrumação com materiais reciclados”, conclui o CEO.
A gama Ocean da Fapil deverá chegar ao mercado ainda em março de 2020.