Factos importantes:
- • A Mimosa é a marca mais escolhida em Portugal, pela sétima vez consecutiva
- • Delta é a marca de bebidas mais escolhida (quinta posição)
- • Renova é a primeira marca de cuidado do lar no ranking (oitava posição)
- • A Colgate é a primeira marca de higiene e beleza no ranking (décima posição)
- • 9 em cada 10 marcas do Top 10 são portuguesas
- • A Coca-cola, a marca mais escolhida no mundo, ocupa a 18ª posição em Portugal
- • Dan Up foi a marca que mais cresceu em Consumer Reach Points1 (CRPs) em 2018
A Mimosa continua a ser a marca de FMCG mais escolhida pelos consumidores em Portugal, pela sexta vez consecutiva. De acordo com o relatório anual global das marcas mais escolhidas Brand Footprint da Kantar, a Mimosa foi retirada das prateleiras 34 milhões de vezes. Esta marca foi seguida pela Gresso e pela Compal, que foram retiradas das prateleiras 14 e 12 milhões de vezes, respetivamente.
O Top 10 das marcas mais escolhidas em Portugal inclui também a Nobre (quarto lugar), a Delta (quinto lugar) e Terra Nostra (sexto lugar). Milaneza, Renova, Agros e Colgate ocupam as restantes posições do Top 10.
O ranking Brand Footprint mede quantas vezes as marcas FMCG são compradas no ponto de venda. Mede quantos lares compraram cada marca e quantas vezes o fizeram durante um ano.
Entre as 50 marcas mais escolhidas em Portugal, a Dan Up foi a marca que mais cresceu em CRP’s (50%), que lhe permitiu subir 26 posições no ranking, situando-se agora na 38ª posição. A Bimbo, este ano foi a segunda marca que mais cresceu em CRP’s (no ano passado tinha sido a primeira), permitindo-lhe passar para a 19ª posição. Marcas como Comfort e Cif (ambas da Unilever), cresceram entre 20 e 30 por cento em CRP’s e Cigala (arroz), Penacova, Cemporcento e Gresso cresceram entre 10% e 20% em CRP’s.
Apesar de a maior parte das marcas presentes no Top 50 serem de alimentação e bebidas, existem também marcas de higiene e beleza e de cuidado do lar. A Colgate e Nivea são as únicas marcas de higiene e beleza presentes no Top 50 e as mais escolhidas em Portugal neste setor, estando na 10ª e 13ª posição, respetivamente. Relativamente a cuidado do lar, Renova (oitava posição), Cif (26 posição), Fairy (31ªposição), Sonasol (33ª posição) e Comfort (47ªposição), sendo também as únicas marcas de cuidado do lar presentes no Top 50.
“O ranking Brand Footprint da Kantar mostra claramente que as marcas que aumentam a sua base de compradores conseguem alcançar o crescimento. Num mercado de soma zero como o FMCG em Portugal, é crucial que as marcas continuem a diferenciar-se e a apostar em estratégias de conquista de novos consumidores, sendo este o driver fundamental para uma performance positiva” afirma Marta Santos, Manufacturers Sector Director.
Nota:
Brand Footprint: O estudo
O Brand Footprint da Kantar é um estudo anual, com base em 72% da população mundial. Um total de 1 bilião de lares em 49 países, em cinco continentes – cobrindo 85% do PIB global. Como parte do estudo, a Kantar monitoriza mais de 21.400 marcas em bebidas, alimentação, lácteos, saúde e beleza e limpeza do lar.
Brand Footprint: Ranking Top 50
O ranking anual das 50 marcas mais escolhidas em todo o mundo, revela quais as marcas que estão a atingir o sucesso global, dando insights que ajudam as marcas de FMCG a definir targets globais com mais precisão e a melhorar o crescimento global dos seus negócios. Distingue-se de outros rankings de marcas, dando informação sobre o comportamento real do consumidor, em vez de atitude.
O Consumer Reach Point é a base deste ranking. Uma métrica inovadora que mede quantos lares em todo o mundo estão a comprar determinada marca (penetração) e com que frequência (escolha do consumidor), dando uma representação real da escolha do comprador.
Metodologia e Âmbito
Este ano, o ranking analisou mais de 21.400 marcas e um bilião de lares, em 49 países, em cinco continentes, nos últimos 12 meses, até novembro de 2018.
Créditos O Brand Footprint é uma publicação que resulta da iniciativa da Kantar e o ranking é criado em colaboração com a GfK na Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Itália, Polónia, Rússia, Eslováqua, África do Sul e Suécia, com a IRI no EUA, com a Intage no Japão e com a CTR, na China.