POR: Manuel Laia – Science4you
A procura pela conquista de novas geografias e mercados internacionais é um passo natural e uma estratégia adotada pela grande maioria das empresas de sucesso nacionais, por forma a poderem crescer, ganhar dimensão, economias de escala e ultrapassar os limites que se levantam nos mercados internos.
No entanto, apesar de ser uma estratégia bastante apelativa e com elevado potencial, a partir do momento em que uma empresa toma a decisão de desenvolvimento e expansão dos seus negócios além-fronteiras, esta deve ter em conta que para além das oportunidades, surgirão igualmente grandes desafios que obrigam a uma análise prévia, não só da própria empresa e suas limitações, como também dos mercados para o qual se pretende expandir o negócio, sob pena de condenar o projeto ao fracasso.
Competir em mercados internacionais exige o desenvolvimento de uma estratégia e modelo global, mas ao mesmo tempo flexível e que possa ser adaptado ao ambiente e características próprias de cada país.
É importante conhecer bem o mercado alvo, os concorrentes nesse mesmo mercado e as vantagens competitivas que teremos no mesmo, assim como a melhor forma de as potenciar.
No caso particular da Science4you, a expansão foi, e é, um processo natural, que envolveu e envolve muito trabalho, disciplina e acima de tudo muita aprendizagem.
Todos os dias nos deparamos com novos desafios, próprios de cada mercado, que só conseguimos superar através de trabalho em equipa, muita determinação e uma vontade enorme em conquistar o mundo!
Apesar de sabermos que existe muita procura pelos nossos produtos e de sabermos que temos um leque variado de brinquedos inovadores e de elevada qualidade, por vezes, as maiores dificuldades aparecem onde menos esperamos, e podem por exemplo prender-se com a cultura do país de destino. Este é um desafio comum e, não raras vezes, adaptamos ligeiramente o design e o conteúdo dos brinquedos, por forma a irem de encontro a características próprias do mercado em que queremos operar.
Além dos desafios diretamente ligados ao produto, existem outros que se levantam no momento de expansão tais como:
• a necessidade de uma boa rede internacional de contactos que nos permita chegar mais rápido ao comprador;
• a necessidade de financiamento para alavancar o crescimento esperado;
• a capacidade de produção para satisfazer a procura futura;
• fornecedores capazes de acompanhar o crescimento ou capazes crescer na mesma medida, que nos permitam satisfazer todas as encomendas sem qualquer preocupação ou atraso.
Mesmo tendo em conta os vários desafios acima descritos e todos aqueles que possam aparecer a quem negoceia em mercados internacionais, o crescimento internacional é um projeto e um investimento brutal que deve ser encarado de forma séria e ambiciosa, e que pode trazer enormes proveitos, sobretudo às empresas nacionais, limitadas naturalmente pela dimensão reduzida do mercado nacional.

