Sumol inova e arrisca na abordagem de gestão de redes sociais, entregando a gestão do ecossistema digital da marca aos seus cocriadores, ao desafiar a sua comunidade digital – que hoje se relaciona com a marca nos seus canais pessoais – para passar a gerir os canais próprios da marca.
A gestão de comunidade será feita pela copy Carolina Santiago (jornalista de formação, fotógrafa e cocriadora) e o design a cargo do Francisco Gualter (designer de formação, já em 2020 responsável pela linha gráfica da revista da marca SxMAG).
O projeto de cocriadores continua a crescer. Em 2020 foi lançado o podcast Latas Tu, a revista online SxMAG e a entrada da marca no Tiktok. Em 2021 será altura de dar um novo passo, ao entregarmos a gestão de todo o ecossistema digital da marca aos seus cocriadores.
“O projeto de cocriação começou em 2014 com 2 criadores de conteúdo, chegando a 2021 com 65 cocriadores, permitindo criar um ecossistema digital proprietário e único. A marca não comunica unilateralmente com o seu público, dá voz a pessoas talentosas dentro da própria comunidade para reinterpretarem a marca pela sua lente”, afirma Bruno Oliveira, Brand Manager Sumol.
“Um espaço de cocriação onde fomentamos a autenticidade de cada um e oportunidade de amplificarem a sua arte. Mais do que uma comunidade, é um movimento que valoriza as pessoas pelos que são e não pelos seus números de seguidores”, acrescentou.
Em 2021, a Sumol contará com a maior e mais eclética equipa de sempre: 65 cocriadores que vão desde as áreas de entretenimento, desporto, dança, moda, lifestyle, fotógrafos, designers… Muitos dos cocriadores entraram na equipa através da candidatura pela plataforma http://www.sumol.com/cocreators/, onde a marca, mais do que o número de seguidores, valorizou a sua mensagem, autenticidade e alinhamento com o manifesto Sumol.