A TEAM LEWIS, agência global de marketing, lançou a sexta edição do seu estudo anual Global Marketing Engagement Index™. O relatório analisa as 300 principais empresas da lista Forbes Global 2000 utilizando uma metodologia própria da agência, o Marketing Engagement Tracker (MET), para analisar a eficácia com que estão a relacionar-se com os seus públicos.
Desde o seu lançamento inaugural em 2017, o MET tem registado algumas tendências claras e positivas. Em 2022, por exemplo, as empresas tornaram-se mais avessas ao risco, deixando de dar prioridade a algumas iniciativas para lutar contra diversas crises. Já 2023 provou ser novamente turbulento – contudo, a grande diferença registada em relação ao ano passado é o comportamento das marcas. Em vez de cortarem investimentos, as 300 maiores empresas da Forbes canalizaram recursos para conteúdo e envolvimento do público, e também se focaram mais em ESG e Responsabilidade Social e Corporativa.
Os resultados do MET são particularmente relevantes em três áreas:
- Há mais aposta na partilha de conteúdos com os meios de comunicação. O top 300 de empresas da Forbes partilhou mais investigação original, incluindo conteúdos de thought leadership, e obteve mais cobertura na imprensa.
- A aposta no marketing digital está a ser mais eficaz. A média de pontuações de dificuldade das palavras-chave dos websites das empresas aumentou. As tendências das 10 principais palavras-chave e a duração das visitas aos websites melhoraram.
- As empresas dão cada vez mais importância ao ESG e à RSC. Em 2022, apenas 55 das 300 empresas mencionavam a redução de carbono no seu website, por exemplo. Este número aumentou massivamente para 239 em 2023.
Apesar destas tendências positivas, 2023 também registou claros sinais de vulnerabilidade:
- A segurança dos websites é menor, o que aumenta a vulnerabilidade e o risco de ciberataques. Em 2023, mais APIs externas estão conectadas aos websites das empresas – quanto maior o número de APIs, maior o risco de violações externas.
- O desempenho dos websites piorou. O acompanhamento das conversões e a gestão de tags foram relegados para segundo plano, uma vez que foi dada prioridade à criação de conteúdos de marketing.
- A UX manteve-se baixa. As 300 maiores empresas da Forbes continuaram a debater-se com a conformidade com as regulamentações para pessoas com deficiência (como por exemplo a ADA nos EUA). Apenas 85 websites cumpriram totalmente os requisitos.
“Estamos satisfeitos com o aumento do investimento em conteúdos e envolvimento das audiências; contudo, o alarme dispara quando olhamos para a queda na segurança dos websites,” comentou Matt Robins, VP Insights & Research da TEAM LEWIS. “Tendo em conta o número de violações de dados registadas e os ciberataques a aumentar constantemente, as empresas precisam de proteger-se melhor. Devem ter cuidado para não deixar os seus websites Web expostos.”
Pode descarregar o novo relatório anual Global Marketing Engagement Index 2023 aqui.