“Estes números vêm validar e confirmar a assertividade da estratégia de promoção internacional
do setor seguida nos últimos 10 anos pela AIMMP”, destaca Vítor Poças, Presidente da AIMMP
O ano de 2022 veio confirmar a trajetória de sucesso da Fileira da Madeira e do Mobiliário de Portugal, tendo registado um máximo histórico de mais de 3 mil milhões de Euros (3.029 Mil Milhões de Euros) no volume das exportações, correspondente a um aumento de 17% face ao ano anterior. A Fileira da Madeira demonstra assim a capacidade competitiva das suas empresas a nível internacional, protagonizando com sucesso o valor da marca Portugal com uma oferta de enorme qualidade, inovação e design, respondendo positivamente ao desafio da internacionalização da economia nacional.
Vítor Poças, Presidente da AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, destaca que “estes números vêm validar e confirmar a assertividade da estratégia de promoção internacional do setor seguida nos últimos 10 anos pela AIMMP, designadamente no que diz respeito à aposta em mercados fora da Europa. É notável a resiliência, dedicação e visão do setor na aposta no design, inovação e na internacionalização como fatores determinantes para a criação de valor empresarial, económico e social”.
Em termos de segmentos têm particular destaque os “Painéis de Madeira” com um crescimento de 36%, em comparação com o período homólogo de 2021, seguido das “Embalagens de Madeira” com um crescimento de 34% e, ainda, do “Mobiliário” com uma subida de 14%.
2022 regista também um alargamento dos mercados destino das Exportações para fora da Europa, com um crescimento na ordem dos 20% extra UE. Aos tradicionais mercados destino do Reino Unido, Espanha, França e Alemanha ganha relevância os EUA, que em 2022 representa 5% do valor das exportações. Valores que demonstram o crescimento que o setor está a figurar fora da Europa, em mercados mais distantes e desenvolvidos como são os Estados Unidos e onde a AIMMP – Associação das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Portugal tem planos de investimento importantes para 2023 através do seu projeto Inter Wood & Furniture.
O Inter Wood & Furniture é um projeto de internacionalização gerido pela AIMMP para o setor das Madeiras e Mobiliário, e que apoia empresas portuguesas interessadas no desenvolvimento de estratégias de internacionalização para novos mercados em crescimento. Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 ações, em cerca de 50 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do setor em cerca de 1.000 milhões de euros, nos últimos 10 anos.
PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO – INTER WOOD & FURNITURE DA AIMMP
Em 2023, a AIMMP já organizou a presença portuguesa na DOMOTEX 2023, de 12 a 15 de janeiro, na Alemanha, em Hannover, tendo levado um conjunto de 11 marcas de referência nacional: A. Barbosa; Cadeinor; Golden-Parquet®; Magna Natura; MF Timber; Revesperfil; Ribadao Wood Boutique; SPAZIOdeck®; Strong Wood Floors; Thunther Target e TradingTimber. Esta é a principal feira mundial de revestimentos para pisos e carpetes e constituiu uma oportunidade única para a indústria portuguesa apresentar mundialmente a sua oferta de produtos de qualidade comprovada e de excelente design.
Mais recentemente, na January Furniture Show, no Reino Unido, em Birmingham, entre 22 e 25 de janeiro, as empresas nacionais: A.Freitas & Barbosa; ARC; Ronfe; Wewood e X8 Solutions Group estiveram em território britânico a demonstrar a força competitiva da Indústria de Madeira e Mobiliário de Portugal.
No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção, até ao final de 2023. A destacar as duas próximas intervenções a decorrer já no próximo mês, em março, no Dubai Wood Show, nos Emirados Árabes Unidos, e na ProWein, na Alemanha.