Em 2023, o setor das telecomunicações registou uma redução de 4% no total de reclamações em comparação com o ano anterior, alcançando valores abaixo dos níveis pré-pandémicos registados em 2018.
Os dados revelados no mais recente relatório estatístico divulgado pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), apontam um total de 69,8 mil reclamações, cerca de menos 2,7 mil reclamações face a 2022.
Pedro Mota Soares, Secretário Geral da Apritel, sublinha que “esta redução nas reclamações é resultado direto dos esforços contínuos das operadoras em melhorar a qualidade dos serviços prestados, ao nível do melhor que se faz na Europa, e da sua clara orientação para a satisfação dos seus clientes.
Relativamente a um dos motivos de descontentamento relacionado com a reparação de falhas de redes, estes dados reforçam a importância de se melhorar a lei e eliminar a burocracia que torna difícil às operadoras agirem mais rapidamente na reposição dos serviços aos clientes. Este tema preocupa os operadores há já muitos anos e foi alvo de inúmeras sugestões de melhoria apresentadas à ANACOM e ao Governo, sem sucesso até ao momento. Esperemos que desta análise resulte uma reação por parte dessas entidades no sentido de permitir mais rápidas correções de falhas de serviço em benefício direto dos clientes”, concluiu Pedro Mota Soares.
Fonte: ANACOM, março 2024 https://www.anacom-consumidor.pt/reclamacoes-no-sector-das-comunicacoes