A LG Electronics está a intensificar a sua colaboração estratégica com a potência tecnológica global, Meta Platforms, Inc. (Meta), com o objetivo de agilizar os seus empreendimentos na área de realidade estendida (XR). O objetivo é combinar os pontos fortes de ambas as empresas em produtos, conteúdos, serviços e plataformas para impulsionar a inovação nas experiências dos clientes no crescente espaço virtual.
Fortalecer uma colaboração XR com a Meta
No dia 28 de fevereiro, os níveis mais altos da administração da LG, incluindo o CEO William Cho e Park Hyoung-sei, presidente da Home Entertainment Company, reuniram-se com o fundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg nas LG Twin Towers em Yeouido na Coreia do Sul. Esta reunião coincidiu com a viagem de Zuckerberg pela Ásia. A sessão de duas horas contou com discussões sobre estratégias de negócios e considerações para o desenvolvimento de dispositivos XR de próxima geração. O CEO Cho, que experimentou o headset Meta Quest 3 e os óculos inteligentes Ray-Ban Meta, expressou grande interesse nas demonstrações de tecnologia avançada da Meta, concentrando-se principalmente nos grandes modelos de linguagem da Meta e no seu potencial de integração de IA no dispositivo.
Construir o caminho para experiências XR de próxima geração
A LG prevê que, ao unir a plataforma Meta com as suas principais capacidades de conteúdo/serviço do seu negócio de TV, abre-se a possibilidade de criar um ecossistema distinto no domínio XR, que é uma das novas áreas de negócio da empresa. Além disso, a fusão dos diversos elementos tecnológicos centrais da Meta com os produtos inovadores e as capacidades de excelência da LG promete sinergias significativas no desenvolvimento de dispositivos XR de próxima geração.
Os dispositivos XR são entendidos como dispositivos pessoais de próxima geração, capazes de superar as limitações dos ecrãs móveis ao nível da imersão e intuição. Os dispositivos wearable têm o potencial de ampliar substancialmente as interações com os clientes. Tal como o CEO Cho comentou anteriormente: “vemos oportunidades para dispositivos pessoais de próxima geração na área de negócios XR.”
Melhoria contínua do portefólio através de seleção e concentração
Ao longo dos últimos anos, a LG concentrou de forma estratégica recursos em áreas futuras promissoras com um crescimento elevado previsto, optando por minimizar negócios marginais com base na dinâmica do mercado e em avaliações estratégicas. A colaboração com a Meta alinha-se com esta estratégia, que visa liderar inovações ao nível da experiência do cliente no futuro espaço virtual, antecipando o pleno desenvolvimento do mercado XR.
No ano passado, a LG revelou a sua Future Vision 2030, delineando o seu objetivo a longo prazo de evoluir no sentido de se tornar uma Smart Life Solution Company que seja capaz de conectar e expandir perfeitamente as experiências dos clientes em vários domínios, como casa, comercial, mobilidade e espaços virtuais. Parte de uma remodelação organizacional no final do ano, uma unidade de negócios dedicada ao XR foi estabelecida dentro da Home Entertainment Company para acelerar a procura de novos empreendimentos na arena do espaço virtual.