As vendas líquidas do FY23 cresceram +10% organicamente, num total de €12.137 milhões. O crescimento das vendas reportadas foi de +13% com um impacto favorável, devido à valorização do USD em relação ao EUR.
Crescimento generalizado em todas as regiões com uma forte execução de preços:
- Américas: +2%, crescimento dinâmico na América Latina liderado pelo México e crescimento de um dígito único na América do Norte, com vendas líquidas estáveis nos EUA e reduções de valor subjacentes de +2%. Perspetiva-se uma diminuição das vendas no primeiro trimestre nos EUA, numa base de comparação elevada, com expetativas positivas para o ano inteiro
 
• Ásia-RoW: +17%, excelente crescimento generalizado liderado pela Índia, com recuperação do retalho de viagens, na China e Turquia. Verificou-se um desempenho sólido no Japão e na Coreia do Sul e recuperação dinâmica no Sudeste Asiático, registando um desafiador ambiente macroeconómico na China, que conduziu a um declínio das vendas líquidas no 1.º trimestre do FY24, com uma base de comparação elevada que deverá diminuir a partir do 2.º trimestre
- Europa: +8%, forte resiliência e preços com crescimento liderado por Espanha, Alemanha e recuperação no retalho de viagens.
 
Todas as categorias de bebidas espirituosas registaram um forte crescimento:
- Marcas internacionais estratégicas: +11% com um forte impulso liderado por Scotch, Martell, Jameson e Absolut
 - Marcas locais estratégicas: +10% de crescimento dinâmico, nomeadamente liderado pelos whiskies indianos da Seagram’s e Olmeca
 - Marcas de especialidade: +8%, desenvolvimento contínuo liderado por Lillet, Aberlour, Malfy e a gama Spot
 
• Vinhos estratégicos: (2)%, desempenho globalmente fraco, principalmente devido a Jacob’s Creek e Campo Viejo no Reino Unido e na América do Norte.
Forte preço/mix de +9%, devido a fortes ações de fixação de preços (+8%). Volumes resilientes com crescimento de +1%. Vendas líquidas do quarto trimestre foram de €2.630 milhões, com um crescimento orgânico de +19%.
RESULTADOS
O FY23 PRO cresceu +11% para 3.348 milhões de euros (+11% reportado), sustentando a margem bruta orgânica e expandindo a margem operacional orgânica devido ao portfólio premium e líder, com excelente gestão do crescimento da receita e eficiências operacionais:
- Margem bruta protegida +3bps, uma vez que o preço e o mix compensam a inflação do COGS
 - Manutenção do rácio A&P em cerca de 16% das vendas líquidas, com uma repartição dinâmica entre marcas, mercados e atividades
 - Disciplina nos custos de estrutura +37bps e crescimento orgânico de +8%
 
• Impacto de câmbio negativo no PRO de (70) milhões de euros, com um impacto favorável do dólar americano mais do que compensado pela lira turca e outras moedas de mercados emergentes
Taxa de imposto efetiva recorrente em 22,6%.
A participação do grupo no PRO líquido foi de € 2.340 milhões, + 10% reportado em relação ao FY22.
A participação do grupo no Lucro Líquido foi de € 2.262 milhões, +13% reportado, com um forte aumento graças ao crescimento do Lucro das Operações Recorrentes.
FLUXO DE CAIXA E DIVIDA
O fluxo de caixa livre recorrente ao FY23 atingiu € 1.653 milhões, alavancando a nossa forte geração de caixa para acelerar os investimentos em crescimento orgânico futuro com CAPEX e e investimentos estratégicos.
O custo da dívida de FY23 foi, em média, de 2,6%, devido a taxas de financiamento mais elevadas.
A dívida líquida aumentou para 10.273 milhões de euros, com uma atividade significativa de fusões e aquisições (nomeadamente Sovereign Brands, Código e Skrewball), de distribuição de dividendos, registando cerca de 750 milhões de euros de recompra de ações executadas e um impacto cambial positivo na dívida líquida (USD/EUR).
O rácio de dívida líquida/EBITDA a taxas de câmbio médias2 situou-se em 2,7x em 30 de junho de 2023.
O retorno aos acionistas está a acelerar com um dividendo proposto de 4,70 euros, um aumento de +14% em relação ao FY22, e um programa de recompra de ações de 500 milhões de euros a 800 milhões de euros no FY24.
A política financeira é a seguinte:
Mantendo a classificação de grau de investimento;
- Investir no crescimento orgânico futuro, em especial através de inventários estratégicos e despesas de investimento
 - Continuação da gestão ativa da carteira, incluindo fusões e aquisições geradoras de valor
 - Distribuição de dividendos a cerca de 50% do resultado líquido das operações recorrentes, com o objetivo de aumentar os dividendos de forma consistente
 - Recompra de ações
 
OUTLOOK
Com base no nosso sólido desempenho no FY23, reiteramos com confiança o nosso quadro financeiro de médio prazo do FY23 ao FY25, que visa o limite superior de +4% a +7% de crescimento das vendas líquidas e +50/+60bps de margem operacional.
Num ambiente desafiador, prevemos para o FY24:
o Crescimento alargado e diversificado das vendas líquidas para o ano completo, com um arranque suave no primeiro trimestre, amplificado por uma base de comparação elevada
o Adaptação ao abrandamento das pressões inflacionistas
o Foco contínuo na gestão do crescimento das receitas e na eficiência operacional
- Rácio de A&P consistente em cerca de 16% das Vendas Líquidas, otimizado através de KDPs3
 
o Investimentos disciplinados na estrutura
o Tudo isto conduzindo a uma expansão orgânica da margem operacional
o Investimentos significativos em Capex c. € 800 milhões – € 1 bilhão e investimentos estratégicos com um nível semelhante ao FY23 para apoiar de forma sustentável o crescimento futuro
o Recompra de ações de € 500 milhões a € 800 milhões no FY24
o Impacto de câmbio negativo.
Alexandre Ricard, Presidente e Diretor Executivo, afirma,
“A Pernod Ricard mais uma vez apresentou um desempenho muito forte durante o ano inteiro, alcançando um crescimento de dois dígitos nas vendas e nos lucros, apesar de um ambiente volátil. A relevância da nossa estratégia de crescimento, a conveniência das nossas marcas e o empenho inabalável e a agilidade das nossas equipas permitiram-nos ganhar quota na maioria dos mercados e reforçar os preços. A nossa jornada transformacional continua a acelerar através da implementação de iniciativas organizacionais, comerciais e de marketing baseadas em tecnologia e dados. Estamos a fazer progressos sólidos no nosso roteiro de sustentabilidade e responsabilidade até 2030. Embora a conjuntura no FY24 permaneça desafiador, estou confiante na capacidade da Pernod Ricard de cumprir os seus objetivos a médio prazo.”

