- A Danone em Portugal é composta por 53% de mulheres e 47% homens, ou seja, metade da sua representação ocupa cargos de responsabilidade.
- A Danone pertence ao movimento HeForShe, promovido pelas Nações Unidas. Além disso, a empresa foi premiada várias vezes pelo seu trabalho de criação de um ecossistema igual, respeitoso e inclusivo.
- A Danone implementou a utilização de inteligência artificial para assegurar que ofertas públicas de emprego sejam livres de preconceitos de género
- Implementou outras iniciativas como, a formação de líderes inclusivos e dar visibilidade aos modelos femininos.
No âmbito do Dia Internacional da Mulher, a Danone celebra a realização da plena paridade de género na sua organização, incluindo todos os níveis de gestão e liderança. Atualmente, 53% da sua força de trabalho em Portugal é composta por mulheres, ou seja, metade da gestão intermédia (equipa de gestão e equipas mais diretos) são mulheres. Além disso, a empresa confirma que não existe qualquer diferença salarial.
A Danone trabalha há mais de 15 anos na concretização de mudanças reais na sua organização, através de um plano de igualdade baseado num compromisso de talento neutro em termos de género. Este plano tem-se centrado principalmente nos processos de recrutamento, bem como na avaliação do desempenho e potencial da força de trabalho, assegurando que todos estes processos são livres de preconceitos. Quando o plano foi lançado em 2007, a empresa tinha uma força de trabalho masculina de 70%. Atualmente, mesmo em áreas onde tradicionalmente os homens têm sido mais predominantes, a Danone Ibéria tem uma forte presença feminina: 64% dos cargos relacionados com a ciência e a investigação são ocupados por mulheres.
“Na Danone, estamos empenhados no talento neutro em termos de género. Como resultado deste compromisso, atingimos a paridade a todos os níveis na nossa organização. Como empresa B Corp com um duplo objetivo, queremos ser um agente de mudança e ter um impacto positivo na sociedade. E para isso, é essencial que as nossas equipas e as nossas marcas sejam um exemplo da diversidade que existe no nosso ambiente“, explica Élio Alves, Diretor de Recursos Humanos da Danone Portugal.
Além de promover iniciativas a nível interno, a Danone é, há mais de 4 anos, membro do movimento HeForShe promovido pelas Nações Unidas. Uma iniciativa que procura promover um esforço comum na luta contra a desigualdade de género, envolvendo homens e mulheres. Além disso, a empresa já foi premiada em várias ocasiões pelo seu trabalho de criação de um ecossistema igual, respeitoso e inclusivo. Conseguiu por exemplo estar presente nas últimas três edições do Gender Equality Index de Bloomberg (2019, 2020 e 2021).
Progressos na conciliação
Apoiar e proteger todas as mulheres que decidem tornar-se mães é uma prioridade da Danone. Para isso, a Danone promove diversas medidas como o cumprimento do salário em até 100% durante a licença-maternidade, duas semanas adicionais de licença remunerada, assistência à guarda de crianças ou assistência escolar até as crianças atingirem a maioridade, entre outras. Ao todo, a empresa conseguiu que 100% das colaboradoras que foram mães, regressassem plenas ao trabalho.