O Classe S sempre teve um papel importante para a marca Mercedes-AMG. Passados mais de 50 anos, os fundadores já comprovaram que podem transformar uma limousine de luxo num veículo extremamente desportivo com o espírito de inovação de Swabian. A marca de modelos de elevado desempenho e desportivos de Affalterbach estabeleceu o seu primeiro marco histórico em 1971, com o Mercedes-Benz 300 SEL 6.8 AMG. Atualmente, o novo Mercedes-AMG S 63 E PERFORMANCE (consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado: 4.4 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas: 100 g/km; consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado: 21.4 kWh/100 km)[1] com tecnologia híbrida AMG estabeleceu mais uma vez a referência no segmento. O modelo E PERFORMANCE combina o motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros com a cadeia cinemática híbrida específica da AMG e uma nova fase de desenvolvimento da bateria de elevado desempenho da AMG (HPB). A nova bateria de elevado desempenho da AMG, a HPB 150, é baseada nas células de elevado desempenho e arrefecidas diretamente da conhecida bateria HPB 80. A capacidade de armazenamento de energia foi aumentada de 6.1 na HPB 80 para 13.1 kWh na HPB 150. Isto permite aumentar a autonomia elétrica para 33 km.
Contudo, as principais características da cadeia cinemática incidem não tanto na autonomia elétrica mas sim no máximo desempenho. Com 590 kW (802 CV) de potência e 1430 Nm de binário do sistema combinado, a limousine estabelece novas referências no segmento. A aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3.3 segundos e a velocidade máxima opcional de 290 km/h realçam o desempenho de condução superior e dinâmico. Sistemas como a suspensão AMG RIDE CONTROL+, controlo de estabilidade da carroçaria AMG ACTIVE RIDE CONTROL e direção do eixo traseiro de série asseguram uma ampla variedade de funcionamento entre dinâmica e conforto de condução.