Um novo inquérito global, conduzido pela Kaspersky, explora o papel do desempenho para grupos de jogadores e as suas atitudes em relação ao mesmo.
O inquérito, desenvolvido pela Kaspersky, mostra que os principais gaming influencers estão dispostos a investir mais na otimização do seu desempenho, com 42% dos inquiridos europeus e 41% a nível global a investir “uma quantia muito elevada” para prosseguir este objetivo. Os líderes de opinião de topo são os que mais tendem para investir no desempenho, mais de metade dos influenciadores mundiais (53%) e cerca de 42% dos influencers europeus concordam que os seus resultados em jogos dependem disso, e mais frequentemente investem em componentes de computador (66% nível europeu) (76% nível Global) ou acessórios tais como ratos ou teclados (55% Nivel europeu) (61% nível global).
De acordo com a pesquisa da Fortune Business Insights, o mercado global de hardware de jogo está estimado em 3,46 mil milhões de dólares americanos em 2022 e espera-se que atinja 5,23 mil milhões de dólares americanos em 2027. A Allied Market Research estima que o mercado global de acessórios de jogo foi avaliado em 6,1 mil milhões de dólares americanos em 2021, e prevê-se que atinja 14,4 mil milhões de dólares até 2030.
A pesquisa Kaspersky confirma que os principais influenciadores europeus vêm o desempenho como a chave para vencer, com 42% a concordar

Para um melhor desempenho, os influencers europeus estão mais propensos a investir num teclado (35%), em headphones com microfone (35%), ou num rato (34%).
Esta visão difere dos dados gerais da comunidade de gaming europeia, onde as melhorias mais importantes no desempenho são a potência do PC (39%), bem-estar mental (37%) e ter o tempo de descanso suficiente (36%).
A fim de manter o elevado nível de desempenho e segurança do sistema, a Kaspersky recomenda o seguinte
- Uma solução de segurança forte e fiável será uma grande ajuda para si, especialmente se não atrasar o seu computador enquanto estiver a jogar. Mas, ao mesmo tempo, irá protegê-lo de todas as possíveis ameaças cibernéticas.
- É mais seguro comprar jogos apenas em sites oficiais e esperar pelas vendas – elas realizam-se regularmente, por isso não ficará sentado nas suas mãos por muito tempo.
- Tente evitar comprar a primeira coisa que aparece. Mesmo durante a venda de Verão da Steam, antes de comprar títulos menos conhecidos, leia as críticas. Se algo parece ser uma oferta inacreditável, provavelmente é, e as pessoas vão descobri-lo.
- Cuidado com as campanhas de phishing e com os jogadores desconhecidos. É uma boa opção verificar novamente o website para o qual é redirecionado, através do link no recebido no e-mail e a extensão do ficheiro que vai abrir.
A Kaspersky definiu as seguintes categorias de jogadores
- eSports Pros
Consideram a performance do jogo como extremamente ou muito importante; ter participado em torneios pelo menos uma vez nos últimos dois anos; ou estar a construir um rendimento com o gaming, ou valorizar a obtenção de algum dinheiro com ele
- eSports Amateurs
Participaram em torneios pelo menos uma vez nos últimos dois anos e gostam de participar em torneios e competições; NÃO procuram oportunidades de ganhar dinheiro com o gaming
- Hardcore Gamers
Jogam pelo menos 20 horas por semana
- Gadget Gamers
Investem uma soma de dinheiro elevada ou muito elevada para melhorar a sua perfomance no jogo (hardware / formação / nutrição, etc.)
- Gaming Influencers
Realizam uma stream pelo menos uma vez por mês; ter um mínimo de 1.000 seguidores
- Top Gaming Influencers
Realizam uma stream pelo menos uma vez por semana; ter um mínimo de 10.000 seguidores
