A DHL e a NYU Stern School of Business publicaram o novo Atlas de Crescimento Comercial da DHL, que mapeia as tendências e perspetivas mais importantes do comércio global de mercadorias. O relatório abrange 173 países, e fornece informações comerciais valiosas para decisores políticos e líderes da indústria. Traz uma perspetiva positiva sobre a resiliência do comércio global – apesar dos recentes choques e pessimismo do mercado.
“O nosso objetivo é que o Atlas de Crescimento Comercial da DHL se torne um recurso para a compreensão e navegação de mudanças no panorama do comércio global. O comércio continuará a ser um motor chave da prosperidade – como tem sido durante séculos. No atual ambiente empresarial global, a DHL pode ajudar os clientes a repensar certas cadeias de fornecimento, baseando-as num compromisso sensato entre custo e risco, para que sejam ambas eficientes e seguras. Como fornecedor líder mundial de logística, oferecemos soluções para todos os requisitos logísticos, e temos provado fornecer serviços estáveis e fiáveis mesmo em ambientes de mercado voláteis”, diz John Pearson, CEO da DHL Express.
O comércio internacional é considerado especialmente importante no contexto atual devido ao seu poder para acelerar o crescimento económico, reduzir a inflação e permitir aos países e empresas o acesso a múltiplas fontes de inputs chave.
Principais Take-Aways: Crescimento, Mudanças e Oportunidades
O Atlas de Crescimento Comercial da DHL também mede as mudanças nas quotas de países e regiões do comércio mundial. Entre os principais pontos:
- A pandemia da Covid-19 não tem sido o maior obstáculo para o comércio mundial como muitos anteciparam: O comércio internacional de mercadorias aumentou até 10% acima dos níveis pré-pandémicos, mesmo face a significativos estrangulamentos de fornecimento que limitaram um maior crescimento.
- As perspetivas de crescimento futuro do comércio continuam a ser surpreendentemente positivas: Devido à guerra na Ucrânia, as previsões de crescimento do comércio foram reduzidas, mas ainda assim apelam a um crescimento ligeiramente mais rápido em 2022 e 2023 do que durante a década anterior.
- As vendas de comércio eletrónico aumentaram durante a pandemia e as previsões apontam para a continuação de um forte crescimento do comércio eletrónico transfronteiriço.
- Novos polos de crescimento do comércio são identificados no Sudeste e no Sul da Ásia, e espera-se que o crescimento do comércio acelere drasticamente na África Subsaariana.
- O crescimento do comércio está distribuído por uma maior variedade de países: A China foi responsável por um quarto do crescimento do comércio nos últimos anos e prevê-se que continue a ter o maior crescimento, mas é provável que a sua quota caia para metade, para 13%.
- O Vietname, a Índia e as Filipinas destacam-se tanto na velocidade como na escala do crescimento comercial projetado até 2026. As três têm potencial para beneficiar dos esforços de muitas empresas para diversificar a produção e estratégias de aprovisionamento centradas na China.
- Enquanto as economias emergentes aumentaram as suas quotas no comércio mundial de 24 para 40% entre 2000 e 2012, com metade do aumento impulsionado apenas pela China, estas quotas quase não mudaram durante a última década.
- No entanto, as economias emergentes continuam a avançar com medidas de conectividade, inovação e empresas líderes. Estão a tornar-se exportadores mais importantes de produtos manufaturados sofisticados, e competem cada vez mais não só com baixos custos, mas também com inovação e qualidade.
Compreender o Comércio Global e as suas Oportunidades
O Atlas de Crescimento Comercial da DHL examina as tendências de crescimento do comércio global, as mudanças geográficas, a mistura de produtos comercializados e as mudanças mais amplas no ambiente empresarial. Analisa o comércio de mercadorias em todo o mundo, por região, para economias avançadas vs. emergentes, e em 173 países. O relatório apresenta resumos concisos de uma página para cada um destes países. Os países abrangidos compreendem mais de 99% do comércio mundial, PIB e população.
“Temos procurado destilar os dados mais importantes sobre o estado e a trajetória do comércio global e dar vida aos dados em mapas, gráficos e outros conteúdos visuais. Os resultados mostram como ainda existem grandes oportunidades de crescimento do comércio, tanto nas economias avançadas como nas emergentes e em regiões de todo o mundo. O panorama do comércio está a mudar e a apresentar novos desafios, mas este relatório refuta fortemente as previsões de um grande recuo do comércio global”, diz Steven Altman, Senior Research Scholar e Diretor da Iniciativa DHL sobre Globalização no NYU Stern’s Center for the Future of Management.
O Atlas de Crescimento Comercial da DHL complementa a série estabelecida do Índice de Conectividade Global da DHL. Enquanto o Atlas de Crescimento Comercial da DHL proporciona um mergulho profundo especial no comércio global de mercadorias, o Índice Global de Conectividade DHL, publicado regularmente desde 2011, analisa o fenómeno mais amplo da globalização – com base no comércio de mercadorias e serviços, bem como os fluxos mundiais de capital, pessoas e informação. Ambos os relatórios ajudam a identificar oportunidades de negócio promissoras e apoiam debates baseados em factos sobre comércio e globalização.