A PepsiCo acaba de publicar o seu novo relatório de impacto Ambiental, Social e de Governance (ESG), em linha com a nova estratégia PepsiCo Positive (pep+) que coloca a sustentabilidade no centro do negócio. Esta é a primeira edição do relatório que irá passar a medir também os progressos e resultados desde o lançamento da estratégia de sustentabilidade da marca, em setembro de 2021, assim como todas as iniciativas da empresa ao longo do ano 2021.
O ESG Report 2021 destaca os principais marcos que a PepsiCo tem em curso para transformar, exercer e impulsionar mudanças positivas tanto para o planeta como para as pessoas, a uma escala verdadeiramente global.
Katharina Stenholm, Responsável de Sustentabilidade da PepsiCo Europe, afirma: “A PepsiCo está empenhada em criar um sistema alimentar mais sustentável e resiliente. Estamos orgulhosos do nosso progresso em 2021, e consideramos que ainda há muito mais a fazer. Vamos acelerar os nossos esforços através da nossa cadeia de valor para assegurar que dispomos das infraestruturas e ecossistemas adequados para atingir os nossos objetivos: desde a produção no campo até ao nosso produto final.”
O presente relatório baseia-se na nova estratégia pep+, que integra todas as áreas de negócio da empresa e detalha os progressos em três pilares: Agricultura Positiva, Cadeia de Valor Positiva e Escolhas Positivas. Em 2021, estas foram as principais conquistas:
Agricultura Positiva
- A PepsiCo tem contribuído para a extensão das práticas agrícolas regenerativas a mais de 140.000 hectares a nível mundial, o que representa um progresso significativo para o seu objetivo de atingir 3 milhões de hectares (sendo que 77.000 hectares em Espanha, Portugal e Itália), o equivalente à pegada agrícola global da empresa, até 2030. De recordar que a PepsiCo tem vindo a desenvolver formações de agricultura regenerativa em Portugal e Espanha junto de 30 agricultores, com o objetivo de abordar os princípios básicos e instrumentos-chave para a implementação de práticas agrícolas regenerativas.
- A PepsiCo está a apoiar comunidades de mulheres agricultoras e comunidades rurais com a criação de iniciativas em parceria com a FADEMUR (Federación de Asociaciones de Mujeres Rurales) que luta pela igualdade e progresso das mulheres que vivem e trabalham em zonas rurais em Espanha.
- A empresa está a construir soluções digitais que permitem facilitar a vida dos agricultores – usando a tecnologia iCrop para capturar dados de cultivo de cerca de 48.000 hectares de produção em toda a Europa, e partilhando insights de 1 milhão de locais com agricultores para os ajudar a perceber a evolução dos seus cultivos e como podem acelerar a agricultura regenerativa.
Cadeia de Valor Positiva
- As emissões de carbono diretas e indiretas (scope 1 e 2) reduziram 25% em relação a 2015, com 70% da eletricidade em operações diretas provenientes de fontes renováveis. Em 2021, as emissões de terceiros (scope 3), que representam 93% das emissões da empresa, aumentaram apenas 5% em relação a 2015, sobretudo devido ao crescimento da empresa. De referir ainda que a PepsiCo estabeleceu recentemente um acordo PPA com a Iberdola para o fornecimento de energia de fontes sustentáveis em todas as instalações em Espanha e Portugal.
- A eficiência hídrica melhorou em 18% nas zonas de stress hídrico em relação a 2015, com o objetivo de alcançar uma melhoria de 25% até 2025 e devolver 34% da água utilizada nas suas operações às bacias hidrográficas locais até 2021, um total de mais de 6,1 mil milhões de litros de água. De assinalar, em termos de redução no consumo de água, que até ao final de 2021, houve uma redução de 15,36% comparativamente com 2015 na utilização de água na fábrica do Carregado – uma das fábricas da PepsiCo a nível mundial com melhores práticas em termos de eficiência hídrica.
- Toda a gama da Pepsi migrou para garrafas de plástico 100% reciclado (rPET) (excluindo tampa e rótulo) em 10 mercados europeus até ao final deste ano, contribuindo para que 87% da carteira de bebidas da PepsiCo na União Europeia seja feita a partir de plástico 100% reciclado ou renovável. Estima-se que a mudança para garrafas rPET reduza as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em aproximadamente 30% por garrafa.
- A PepsiCo comprometeu-se a eliminar o plástico virgem à base de fósseis em todos os sacos e batatas fritas na Europa até 2030, reduzindo as emissões de GEE em até 40%. Os primeiros ensaios de sacos feitos de plástico reciclado ou de fonte renovável tiveram início este ano em mercados europeus como é o caso de França.
Escolhas Positivas
- 75% do portfólio global da PepsiCo não excede 1,1 gramas de gordura saturada por 100 calorias, um objetivo alcançado até 2021, quatro anos antes do previsto. Além disso, 53% da oferta de bebidas contém menos de 100 calorias de açúcares adicionados por 35cl e 66% da sua carteira não excede 1,3 miligramas de sódio por caloria. De referir ainda que todos os snacks produzidos em Portugal não têm óleo de palma e que todas bebidas comercializadas no país têm menos de 100 calorias por lata.
Clique aqui para o relatório completo de 2021.