No primeiro ano de execução da Relatório de Sustentabilidade 2021-23, o Grupo DIA alcançou uma melhoria global no nível de satisfação dos seus clientes, colaboradores, fornecedores e franquiados. Isto reflete-se na Relatório de Sustentabilidade 2021, já disponível para consultar e descarregar no site do Grupo DIA, um relatório que sintetiza as medidas implementadas e os resultados que estão a ser obtidos em aspetos fundamentais para o negócio e para a empresa, como a acessibilidade de alimentos, diversidade e inclusão e a criação de valiosas ligações com parceiros como fornecedores e franquiados.
Para a empresa, a comunidade DIA começa nos bairros e pequenos municípios onde está presente e é constituída por ambas as famílias que escolhem a DIA para fazer a sua compra, bem como pelos seus colaboradores, franquiados e fornecedores, que são parceiros estratégicos para o negócio. Por isso, neste primeiro ano de implementação do Plano de Sustentabilidade, uma das prioridades era estudar o nível de satisfação destes grupos e estabelecer ações que visassem a sua melhoria. O saldo do primeiro ano deixa uma melhoria a nível do grupo na satisfação dos seus colaboradores e foram estabelecidos indicadores mais exigentes para a sua medição, o que também é feito de forma mais eficaz.
No que diz respeito aos franqueados, existe também uma melhoria do nível de satisfação e recomendação a nível de grupo após a melhoria dos processos de recrutamento e seleção, um maior investimento na sua formação, o estabelecimento de canais de comunicação mais eficazes, a normalização dos processos operacionais e, principalmente, a implementação de um novo modelo de contrato que implica melhorias como a simplificação dos processos, que garante o fornecimento correto da loja e melhora a liquidez do franquiados.
A satisfação geral dos fornecedores, entretanto, melhorou em três dos quatro países, e a empresa continua a implementar o Plano para melhorar ainda mais este indicador, com o compromisso de garantir que as pessoas que fornecem os produtos e serviços que compra e vende nas suas lojas são tratadas de forma justa, e que os seus direitos humanos e laborais são protegidos e respeitados.
Comida acessível e de qualidade para todos
Com o objetivo de cumprir o seu propósito de estar mais perto de todos os seus stakeholders, o Grupo DIA iniciou em 2021 a execução do seu primeiro Plano de Sustentabilidade, um instrumento alinhado com as prioridades estratégicas do negócio em cada um dos países em que opera e que procura responder aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização de Nações Unidas (ONU), como a redução do gap alimentar, reduzir a desigualdade ou promover a produção e o consumo responsáveis.
O primeiro ano de execução mostra avanços fundamentais em áreas como o acesso a alimentos e cuidados básicos, a diversidade e inclusão laboral ou a relação com franquiados e fornecedores.
No que diz respeito ao acesso a cuidados alimentares e de qualidade, tal como estabelecido no Plano, a ambição do Grupo DIA é criar valor para os seus stakeholders e uma das formas de o conseguir é facilitar o acesso aos cuidados básicos e que a alimentação de qualidade esteja disponível para todos. Em 2019, o Grupo iniciou um profundo processo de transformação do seu negócio que envolveu a implementação de uma nova proposta de valor para o cliente. Isto reflete-se não só na renovação das suas lojas, mas no compromisso com os produtos frescos e na melhoria da marca própria da DIA.
Esta oferta de frescos e a proposta da marca própria da DIA responde às necessidades dos vizinhos oferecendo uma oferta de qualidade ao melhor preço. No final de 2021, o peso das vendas de produtos frescos aumentou 21% a nível do Grupo e, desde o início da transformação, a empresa lançou mais de 2.700 referências de marca própria no âmbito da Nova Qualidade DIA e 209 referências foram reformuladas para melhorar o seu perfil nutricional.
Além disso, a capilaridade das lojas da DIA, com presença em todos os tipos de bairros e num grande número de municípios mais pequenos, e o seu investimento na expansão do serviço online em Espanha, Portugal, Brasil e Argentina, permite à empresa reforçar o seu objetivo de facilitar o acesso a alimentos de qualidade. Como exemplo, em Espanha, em 2021, o Grupo conseguiu, em aliança com a La Exclusiva, levar comida a mais de 14.000 pessoas que vivem em municípios sem loja e a 5.000 pessoas que vivem em desertos nutricionais da província de Sória.
Mais comprometidos com a comunidade DIA e a inclusão
No final de 2021, a empresa contava com 38.575 colaboradores de 79 nacionalidades, dos quais 92% têm contrato por tempo indeterminado e 81% trabalham a tempo inteiro. Para garantir um melhor desenvolvimento dos colaboradores, o horário de formação aumentou 40%. Promoveu também a inclusão e o desenvolvimento de pessoas em igualdade de oportunidades, dando uma oportunidade de trabalho a mais de 6.000 jovens, juntamente com 3.500 pessoas que estavam desempregadas.
Outro dos avanços registados em termos de inclusão laboral mostra que, só em Espanha, 20.000 pessoas passaram pela formação regulada que lhes permite liderarem diferentes posições, tanto na DIA como noutras empresas do setor. Da mesma forma, foram ativados programas de formação e oportunidades de emprego para pessoas em risco de exclusão e com diversidade funcional em colaboração com diferentes ONG nos países em que opera, contando com 465 funcionários com diversidade funcional e 161 pessoas em risco de exclusão.
Governação, a chave para o novo DIA
O profundo processo de transformação iniciado pelo Grupo DIA em 2019, e cujos frutos já mostram a mudança de fase para a consolidação de avanços, significou também a promoção de uma cultura de ética e de conformidade que permeia todas as atividades da empresa, tanto nas relações internas como externas.
A aprovação e execução deste Plano de Sustentabilidade reflete também a definição de um modelo de governação que garanta a sua implementação e distribuição de responsabilidades nesta área, além de acompanhar a medição da realização de objetivos. O Comité de Gestão do grupo e de cada um dos países em que a empresa opera é responsável por monitorizar o desempenho e a melhoria da satisfação dos principais stakeholders da empresa.