A Salesforce, empresa tecnológica de Customer Relationship Management (CRM), revela novos dados do Salesforce 2022 Global Digital Skills Index, incluindo novos estilos de formação de competências digitais e novas perspetivas sobre a forma como os profissionais podem fazer o upskilling para se prepararem para o futuro. A nova análise revela ainda que quase a totalidade dos profissionais (94%) valoriza a formação que é dada pelas entidades patronais e ficaria mais tempo nas empresas se estas investisse no seu desenvolvimento.
O movimento conhecido pela ‘Great Resignation’ tem afetado todas as indústrias e setores, resultando num défice de empregabilidade global de 92 milhões de profissionais apenas em 2021. Como resultado, a procurar por profissionais comcompetências digitais nunca foi tão grande.
Embora haja esta procura, o relatório da Salesforce identifica que as competências digitais utilizadas todos os dias estão a atrasar, com três em cada quatro pessoas a nível global a acreditarem que não têm recursos para aprenderem as competências digitais que necessitam para terem sucesso.
A Salesforce foi analisar mais profundamente os dados do 2022 Global Digital Skills Index, extraindo seis perfis de aprendizagem de competências digitais, que podem ser organizadas em três categorias – Future Learners, proativos na procura das competências de hoje; Face-Value Learners, confortáveis com as competências de hoje e Familiar Learners, que se sentem preparados para se adaptarem às mudanças de hoje e no futuro.
Aprender é diferente para todos: Como organizar o upskilling para estilos de aprendizagem individuais
As boas notícias é que 82% dos inquiridos do Digital Skills Index têm planos de upskilling. Os perfis de aprendizagem ajudam os profissionais a autoidentificarem a sua preparação para aprenderem novas competências digitais, e fornecem recomendações de próximos passos para a evoluções da aprendizagem.
As empresas ganham a oportunidade de ficarem a conhecer melhor as suas equipas e repensar os programas de desenvolvimento e treino de uma forma que vá ao encontro das necessidades dos colaboradores.