A Prosegur, uma referência no setor da segurança privada, decidiu criar um espaço de análise e reflexão sobre o presente e o futuro da segurança global: a Prosegur Research. Com a criação deste espaço de referência, a Prosegur quer antecipar os desafios e oportunidades que determinarão a evolução da sociedade nos próximos anos. A Prosegur Research pretende tornar-se num ponto de encontro de todos os profissionais de segurança e contribuir para a divulgação da cultura de segurança. O projeto contará com a colaboração de um vasto painel de investigadores e analistas, tanto externos como internos, ligados a instituições académicas e científicas de referência.
Nas palavras de Fernando Abós, CEO da Prosegur Security e impulsionador da iniciativa, “A Prosegur Research surge num contexto de tensão e incerteza, especialmente complexo e difuso em matéria de segurança. É tempo de criar um fórum de reflexão e debate sobre o presente e o futuro da segurança. Queremos partilhar com a sociedade o conhecimento acumulado nos nossos mais de 45 anos de atividade e juntar a esta iniciativa todos aqueles que querem ajudar-nos a antecipar os desafios do futuro. Sempre ajudados pela inteligência e pelas oportunidades que a inovação e o progresso tecnológico nos trazem”.
A Prosegur Research irá preparar relatórios periódicos que abordarão questões relacionadas com vários domínios da segurança tais como a inovação, tecnologia, ambiente ou criminalidade. Da mesma forma, revelará o impacto destas questões nas empresas e nos diferentes setores de atividade económica. Para o lançamento da Prosegur Research foram publicados dois estudos: “Um mundo diferente: elementos-chave para o futuro” e “O mundo em 2022“, nas quais se aprofundam as principais tendências e elementos-chave para o futuro no campo da segurança global.
Nestes estudos, a Prosegur Research antecipa várias tendências, por um lado, o aumento da agitação social decorrente da polarização extrema existente, o forte desgaste da confiança nas instituições agravado pelas dificuldades na gestão da pandemia e a intensa frustração causada pelas difíceis circunstâncias económicas, sanitárias e sociais vividas durante os anos 2020 e 2021. Por outro lado, prevê um aumento da criminalidade organizada e dos cartéis organizados, dada a sua elevada capacidade de adaptação, disponibilidade de recursos e maior controlo social das organizações criminosas em certos territórios, aproveitando a crise.
Nestes dois primeiros relatórios, os analistas da Prosegur Research definiram sete elementos-chave para o futuro que estão a moldar um novo ambiente global e que terão impacto na perceção e gestão dos riscos de segurança nos próximos anos: poder difuso, polarização social, redefinição do modelo económico, capacitação individual, convergência tecnológica, saúde e bem-estar e, por fim, ambiente e sustentabilidade.
Para mais informação: