A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e a maior empresa de transportes expresso do mundo, anunciou hoje o vencedor do seu Concurso Small Business Grant para Pequenas Empresas na Europa. A byACRE, uma start-up dinamarquesa que concebe e produz soluções de mobilidade, ganhou o Grande Prémio, com 50 mil euros atribuídos para os ajudar a crescer e alcançar as suas ambições. Foram identificados como a pequena empresa mais inovadora e apaixonada de toda a Europa entre mais de 2.100 candidaturas – o número mais elevado de nomeações até à data.
byACRE foi fundada em 2015 e tem atualmente a sua sede em Copenhaga, Dinamarca. A sua clara estratégia de crescimento e produto pioneiro foram reconhecidos pelo júri como merecedores do primeiro lugar, uma conquista com a qual esperam que os ajude a quebrar o estigma associado aos desafios da mobilidade e a ajudar as pessoas a permanecerem ativas sem comprometerem os seus estilos de vida. Através de um enfoque na estética e na funcionalidade, byACRE desenha andarilhos para pessoas, e não pacientes, com o objetivo de ajudar muitos em todo o mundo a redescobrirem uma liberdade de mobilidade e a melhorarem a sua qualidade de vida.
No primeiro concurso pan-europeu único deste ano, três empresas foram também galardoadas com os Prémios Escolha dos Jurados, recebendo 15 mil euros cada:
- Excelência Digital: eKuore, uma empresa espanhola de dispositivos médicos inteligentes, foi reconhecida pela sua clara integração digital. Desenvolveram o primeiro escopo de som digital no mercado sem fios que pode ser ligado a um smartphone ou tablet para gravar e armazenar informação para obter diagnósticos mais fiáveis.
- Campeão da Sustentabilidade: MOYU, com sede em Amesterdão, cria produtos de escrita sustentável que são apagáveis e regraváveis até 500 vezes. Para cada caderno vendido, a Moyu tem uma árvore plantada – uma solução sustentável que também dá algo de volta.
- Planeamento Inovador: Apis Innovation’s Thermosolar Hive, uma colmeia anti ácaro da varroa inovadora fundada na República Checa, ganhou por resolver com os seus esforços um claro problema mundial. As instalações da Colmeia Termosolar matam os ácaros da varroa, o maior inimigo das abelhas, para ajudar a fornecer soluções ecológicas e económicas para os apicultores, para posteriormente produzirem mel mais saudável para os seus clientes.
A FedEx tem também o prazer de anunciar que concedeu mais 10 mil euros a cada uma das 15 pequenas empresas de 15 países da Europa que receberam o Prémio Escolha do Público, votado pelo público do seu país (lista completa no anexo). O conjunto total de prémios de quase 250 mil euros chegou a 19 pequenas empresas em 16 países europeus.
Estabelecido nos EUA em 2012, o Concurso Small Business Grant da FedEx procura ajudar as empresas com 50 ou menos colaboradores a alcançar as suas ambições de crescimento. Na Europa, o concurso foi lançado pela primeira vez em 2016 em três países, subindo para cinco países até 2019, e preparando o palco para a maior competição de sempre deste ano. O concurso continua a expandir-se ano após ano em todo o mundo, reconhecendo as PMEs que demonstram paixão e inovação.
Helena Jansson, SVP Finance International, FedEx Express e um dos membros do júri do Concurso para Pequenas Empresas, afirmou: “Numa época incerta em que as pequenas empresas precisam de mais apoio do que nunca, estamos entusiasmados por premiar e reconhecer os vencedores do concurso deste ano. Foi uma escolha difícil dada a excelente qualidade das participações, mas os nossos quatro principais vencedores mostraram uma ambição e inovação excecionais, e estamos entusiasmados por ajudá-los a escrever os seus próximos capítulos em 2022 e mais além”.
Imagens dos vencedores serão oportunamente publicadas, para mais detalhes sobre os vencedores e o concurso, visite www.fedex.com/grant.