O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi novamente distinguido pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), pelas suas boas práticas na área da Responsabilidade Social e Sustentabilidade, em cerimónia realizada esta terça-feira, 14, em Lisboa.
Nesta que foi a 7ª edição da iniciativa Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RPRSS), a instituição recebeu uma menção honrosa pelo projeto “IPS ECO”, enquadrado no Eixo I – Responsabilidade Social e na categoria Comunidade.
O projeto reúne um conjunto de ações nas áreas dos resíduos, água, energia, floresta, mar, mobilidade sustentável e vida saudável, entre outras, tendo como denominador comum a promoção da mudança de comportamentos para uma melhoria do desempenho ambiental, quer internamente, no espaço-escola, quer na comunidade alargada da região de Setúbal.
Como membro ativo do programa internacional Eco-Escolas, que lhe valeu a renovação do respetivo galardão, pelo terceiro ano consecutivo, atribuído às suas cinco escolas superiores, o IPS tem vindo a intervir, não só na requalificação paisagística dos seus campi, como também na salvaguarda da sua rica biodiversidade. Destacam-se, a título de exemplo, ações de identificação e caracterização de espécies de fauna e flora, a recolha de imagens do património natural, a instalação de caixas-ninho para aves, a plantação de espécies autóctones e a dinamização do projeto de ciência cidadã na plataforma Biodiversity4All.
Paralelamente, têm vindo a ser desenvolvidas outras atividades, como ações de voluntariado para limpeza do estuário do Sado, integrando o programa de acolhimento aos novos estudantes, a disponibilização de mais ecopontos no interior dos edifícios e nos espaços exteriores, bem como de dispensadores de água, e a realização de iniciativas de divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de que são exemplo dois ciclos de webinars convidando vários especialistas sobre as 17 metas a atingir.
Recorde-se que, na edição de 2020 do RPRSS, o IPS foi o vencedor nas categorias Comunidade (Eixo 1 – Responsabilidade Social), pelas várias iniciativas desenvolvidas no âmbito do projeto “IPS Solidário”, e Educação de Qualidade (Eixo II – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), por todo o conjunto de ações realizadas de apoio à educação em contexto de pandemia.
Visando distinguir a implementação de práticas que contribuem ativamente para o desenvolvimento sustentável, o RPRSS é uma iniciativa da APEE que conta com os apoios da AIP – Associação Industrial Portuguesa, Aliança ODS Portugal, CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Fundação Montepio, Global Compact Network Portugal e IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.