- Percentagem de portugueses que pretende viajar este ano aumentou face a 2020
- 47% dos indivíduos nos 15 países europeus onde se realizou o inquérito também planeiam viajar
- Viagens, eletrodomésticos e Smartphones estão no top 3 das intenções de compra nos próximos meses
O desejo de viajar está a aumentar. O Barómetro Europeu do Observador Cetelem revela que cerca de 46% dos portugueses tencionam viajar este ano, um aumento de 6 pontos percentuais (p.p.) face às intenções no inquérito intermédio do Barómetro Europeu realizado em 2020 (40%). Ainda assim, este valor é 16 p.p. abaixo das intenções de viagens e lazer pré-covid (62%) para um período de 12 meses.
A nível europeu, são 47% os inquiridos que pretendem viajar nos próximos meses do ano – um aumento também de 6 p.p face a 2020 (mas menos 13 p.p. face a intenções pré-covid). Fazendo um zoom aos países, verifica-se que há países em que quase metade ou mais de metade dos inquiridos pretende viajar este ano. Os austríacos são aqueles que mostram ter mais vontade de viajar (54%), seguindo-se os italianos (52%), os britânicos (51%), os suecos (51%), os búlgaros (50%) e os romenos (49%). Por outro lado, os países onde os cidadãos demonstram menos interesse são a Hungria (34%), a Eslováquia (37%), a Polónia (42%) e Espanha (42%).
Comparando com 2020, a Dinamarca foi o único país em que a percentagem de indivíduos que procuram viajar, não se alterou (44%). Todos os outros países assistiram a um aumento da intenção dos cidadãos em viajar este ano.
Intenções de compra para os próximos meses
Além das viagens, existem outro tipo de produtos/serviços que os portugueses tencionam adquirir nos próximos tempos. A seguir às viagens, os eletrodomésticos estão no topo das prioridades de compra para 45% dos portugueses (42% europeus). Seguem-se os Smartphones (35% dos portugueses vs. 38% dos europeus), mobiliário (34% de portugueses vs. 35% de europeus) e, por fim, assinaturas de plataformas de streaming (33% dos portugueses vs. 37% dos europeus).
Entre países europeus verifica-se que são os romenos aqueles com mais apetência para comprar eletrodomésticos (56%) e mobiliário (45%) e os italianos os europeus que mais tencionam comprar assinaturas de plataformas de streaming (55%) e Smartphones (48%).
No fim da lista, estão os equipamentos de vídeo e máquinas fotográficas (13% portugueses vs. 16% europeus); Imobiliário (13% portugueses vs. 15% europeus) e motas ou scooters (8% portugueses vs. 11% dos europeus).
Metodologia:
O inquérito quantitativo aos consumidores foi conduzido pela Harris Interactive entre 27 de novembro e 8 de dezembro de 2020, em 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Eslováquia e Suécia. Foram realizados inquéritos online num total de 14 200 indivíduos (através do método CAWI). Os inquiridos, com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos, foram selecionados de amostras nacionais representativas de cada país. A representatividade da amostra foi assegurada pelo método de quotas (género, idade, local de residência e nível de rendimentos/classe socioprofissional). Foram realizados 800 inquéritos em cada um país, exceto em França onde foram realizados 3 000 inquéritos.