o ano em que assinala o centenário, a marca portuguesa aposta no e-commerce, com o lançamento da loja online, e numa nova tinta amiga do ambiente: Barbot Nature.
2020 é um ano especial para a marca portuguesa de tintas. Isto porque a Barbot alcança este mês de junho a marca dos 100 anos. Este ano, a empresa multinacional fez novas aposta com vista ao crescimento, mas também para reforçar o seu posicionamento no mercado. Além do lançamento da loja online a marca continua a presentear os consumidores com produtos inovadores no mercado. Desta vez, a aposta recaiu numa tinta produzida com resina baseada em matérias-primas renováveis em vez de combustíveis fósseis: Barbot Nature.
O crescimento do grupo aconteceu sempre de forma sustentável e assente em três pilares: internacionalização, aquisição da quota de mercado interna e reforço da Investigação & Desenvolvimento (I&D). O grupo Barbot está atualmente presente em três continentes – Europa, África, América Central e América do Sul “Estamos sempre atentos a novos mercados e em que países a Barbot pode marcar a diferença e conquistar novos clientes. Por isso, qualquer país pode ser uma aposta no futuro, desde que haja espaço para crescer”, acrescenta o responsável.
No que diz respeito, à quota de mercado interno, no ano passado a Barbot reforçou a sua posição com a aquisição da empresa de argamassas, Diera: “Há alguns anos que temos vindo a expandir a nossa gama de produtos, para além das tintas e vernizes temos soluções na área dos isolamentos e pavimentos. Com a aquisição da Diera tornamo-nos na empresa mais completa no mercado português na oferta de soluções para a construção”.
Por fim, o I&D tem sido a grande prioridade ao longo dos anos, com a aposta em novas fórmulas e no lançamento de inovadores produtos no mercado, sendo o exemplo mais recente a tinta Barbot Nature. “A Barbot tem-se reinventado ao longo dos anos e muito graças à nossa aposta no I&D, o investimento na área da investigação tem-nos permitido lançarmos soluções inovadoras, mantendo-nos como pioneiros no mercado. Queremos continuar a trabalhar para melhorar processos, antecipar tendências e desenvolver produtos eficientes e amigos do ambiente ”, refere Carlos Barbot, acrescentando que esta área continuará a ser uma prioridade para a Barbot, de forma a corresponder às expetativas não só do mercado da construção, mas também do consumidor final cada vez mais interessado na tendência do DIY.
Com os olhos postos no futuro, o objetivo passa por dotar a empresa de novos meios humanos e tecnológicos, de forma a reforçar a posição da Barbot como um dos principais players do mercado, sem esquecer a ligação da marca aos valores emocionais dos clientes. “Os princípios e valores que nos permitiram chegar até aqui, vão, com certeza, continuar a guiar-nos nos próximos 100 anos”, remata Carlos Barbot.
De referir, ainda, que a empresa foi fundada em 1920, no Porto, por Diogo Barbot e tem-se mantido na mesma família, que vai já na quarta geração.