Numa altura em que se vive numa era global, o que acontece no mundo tem, muitas vezes, repercussão no comportamento dos consumidores. Exemplo disso, é o mais recente aparecimento da nova estirpe de Coronavírus, que está a afetar o mundo, tanto a nível de saúde, como a nível social e económico. Esta nova realidade influencia o comportamento da sociedade e, por consequência, o comportamento dos consumidores perante as marcas. Desta forma, perante este novo paradigma, as marcas precisam adaptar-se e criar novas formas de trabalhar.
A Consumer Choice acaba de lançar o Guia Prático da Escolha do Consumidor 2020 que tem como principal objetivo ajudar os consumidores na hora de escolher as melhores marcas e respetivos produtos. Este Guia reúne um conjunto de informações relevantes em diferentes grupos de consumo, tais como alimentares, serviços financeiros, artigos de bebé e criança, equipamentos, comércio em geral e online, produtos e serviços de saúde e bem-estar, lazer e entretenimento, moda e beleza, serviços automóveis e muitos mais.
No Guia Prático da Escolha do Consumidor deste ano percebemos que, no que diz respeito aos Produtos Alimentares, os consumidores portugueses valorizam o sabor dos produtos e qualidade bem como a boa relação qualidade/preço. No sector de Bebé e Criança, as preocupações assentam sobretudo na qualidade e no conforto de equipamentos e na necessidade nutricional no que toca aos alimentos para os mais novos. Em termos de Comércio em Geral, os consumidores elegem a variedade das lojas, parque de estacionamento gratuito e boa relação qualidade/preço como fatores decisivos. No que diz respeito ao Comércio Online, os consumidores valorizam a segurança e a confiança do site, bem como a facilidade de utilização. A eficiência energética é um dos aspetos mais importantes para os consumidores, no que se refere a Equipamentos. Mas neste campo temos mais dois aspetos a ter em conta: a qualidade do produto e a facilidade de limpeza. Quanto ao Lazer e Entretenimento, os consumidores optam por agências de viagem que assegurem “acompanhamento e assistência em viagem” e, em termos de cruzeiros, a preferência vai para “tudo incluído”. Os espaços de lazer devem ser confortáveis e seguros, e dizem os consumidores que valorizam a qualidade do cartaz no que diz respeito a festivais de verão. Quanto aos hotéis e às salas de cinema, não há dúvidas que há dois aspetos muito importantes: boa higienização e limpeza.
Na Moda e Beleza, os consumidores valorizam o atendimento profissional e personalizado bem como a boa relação qualidade/preço. A eficácia do produto e a boa relação qualidade/preço são os aspetos mais importantes aos olhos dos consumidores no que se refere a produtos de beleza e bem-estar. A segurança quer dos produtos que dos serviços são fundamentais no que diz respeito aos produtos e serviços para o lar. Nos serviços automóveis, a qualidade das peças e do serviço está no topo das preferências, mas, no que diz respeito aos serviços financeiros, os consumidores são muito claros: a credibilidade da instituição e a transparência da informação são os pontos a considerar. A qualidade do serviço e a velocidade da internet são fatores a ter em conta na área das telecomunicações.
Resumindo, nas diversas categorias verificamos que os consumidores dão muito importância à qualidade, deixando para segundo plano, o preço, as promoções e os descontos, para assumir que o que procura é qualidade a preço justo. Porque falamos de um consumidor cada vez mais exigente, há um fator também muito comum no processo de escolha – clareza da informação sobretudo no que diz respeito à prestação de serviços. Em todo este processo de escolha, existe outro aspeto muito valorizado: o caráter facilitador revela importância extrema, uma vez que o consumidor sabe o valor que tem para as marcas e espera que estas proporcionem experiências que permita ganhar mais tempo. Uma vez que o consumidor atual procura mais e melhor, o Guia do Consumidor ganha especial relevância, pois permite um conhecimento mais detalhado das preferências dos portugueses.
A Escolha do Consumidor é o mais reconhecido e completo processo de avaliação de marcas, empregando metodologias que envolvem diretamente os consumidores. A Escolha do Consumidor é uma marca conhecida de 90% de consumidores portugueses e, o único processo certificado com ISO 9001 em gestão de qualidade para sistemas de avaliação de marcas.
Aceda aqui ao Guia Prático da Escolha do Consumidor 2020
https://consumertrends.pt/wp-content/uploads/2020/03/Guia-Pratico-da-Escolha-do-Consumidor-2020.pdf