O mês de março apresenta novamente uma dinâmica de mercado negativa (-14%) em relação ao mesmo mês de 2023, o que demonstra mais oferta do que procura. É importante referir que a oferta de usados que vinha a aumentar desde maio de 2023 mostra uma tendência de diminuição desde novembro do ano passado, ficando em março +3% acima do período homólogo de 2023.
Em março a dinâmica de mercado continua negativa (-14%) face ao período homólogo de 2023, traduzindo-se para uma maior oferta comparativamente à procura. A oferta está +3% acima de março de 2023, com a procura a diminuir -12% em relação ao período homólogo.
A oferta sobe sobretudo em carros acima dos 30.000€ (+16%), mas também abaixo de 15.000€ (+2%). Nos veículos entre 15.000€ a 30.000€ a oferta permanece igual. Já a procura sobe apenas nos carros com valores acima dos 30.000€ (+8%) e entre 15.000 a 30.000 (+1%).
A transferência de propriedade de ligeiros de passageiros teve um crescimento de +12,7% em fevereiro de 2024, face ao mês homólogo de 2023, mantendo-se assim estável desde o início do ano. Regista ainda um ligeiro decréscimo de -0,1% em comparação com fevereiro de 2019.
No que diz respeito aos veículos importados (ligeiros de passageiros), existe um decréscimo em março face ao mesmo mês de 2023 (-25,5%), após observar-se uma tendência de estabilização ao longo de 2023. Por outro lado, comparativamente com o mês de março de 2019 verifica-se um crescimento de +31,6%. Relativamente ao primeiro trimestre de 2024, é possível verificar ainda uma diminuição de -14,4% em relação aos primeiros três meses do ano passado. O que pode estar relacionado com uma maior oferta de carros novos, levando a uma quebra na procura de veículos importados.
O preço médio praticado pelos vendedores profissionais, que vinha a subir progressivamente, sobretudo desde maio/junho de 2023, apresenta um ligeiro decréscimo, alcançando os 24.300€. No entanto, ainda representa um aumento de cerca de +3,85% do preço face a março de 2023, quando o valor médio se fixava em 23.400€.
Apesar do aumento do preço médio pela maior oferta de carros mais caros, os preços individuais têm vindo a estabilizar nos meses anteriores, como se verifica nos modelos mais representativos no Standvirtual, com 50 mil quilómetros e a diesel, como o Renault Megane Sport Tourer (21.000€), o Renault Clio (17.200€), o Nissan Qashqai (21.900€), e o Mercedes-Benz A180 (29.400€).
De acordo com os dados fornecidos pela BCA, relativos aos leilões, os preços diminuem tanto no retalho como no comércio em março, face ao mês anterior.
Segundo dados da ACAP, em março verifica-se um aumento de +6,7% no total do mercado automóvel (novos) face ao mesmo mês de 2023. No acumulado do ano 2024, há um crescimento de 13,1%. As energias alternativas (veículos eletrificados e híbridos GPL) representaram cerca de 53% do mercado total de ligeiros em março de 2024, valores superiores face a março de 2023 em que alcançavam apenas 46% do total de ligeiros de passageiros novos.
Para assistir Barómetro do Mercado Automóvel – Março 2024 – YouTube.