A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, foi reconhecida pelo Fórum Económico Mundial (FEM) e pela McKinsey como um das três “Circularity Lighthouses” globais no ambiente construído.
Esta nova designação reconhece soluções de circularidade pioneiras que demonstram inovação, impacto e valor substanciais e maturidade de escala. Os novos ‘Faróis’ foram selecionados por um painel independente de peritos da indústria, do meio académico e da sociedade civil.
O Fórum Económico Mundial define o ambiente construído como as infraestruturas residenciais e comerciais. Juntas, são responsáveis por 39% das emissões de CO2 relacionadas com energia, 33% do consumo de materiais e da produção de resíduos, e 25% das alterações do sistema terrestre. A “Circular Lighthouse Network” do FEM disponibiliza às empresas uma forma de partilharem e aprenderem umas com as outras para acelerar rapidamente a ação e a escala para uma maior eficiência dos recursos.
A Schneider Electric foi reconhecida pelo Fórum Económico Mundial e pela McKinsey pela sua abordagem circular de ponta a ponta num vasto portefólio das suas soluções de energia e automação de edifícios. Através do seu design ecológico, locais de ‘waste-to-resources’ (“de resíduos a recursos”) e uma rede global de centros de modernização, a Schneider Electric evitou aproximadamente 513 milhões de toneladas de CO2 dos seus clientes desde 2018.
A empresa também utiliza 27% de materiais ecológicos nos seus produtos, com a ambição de atingir os 50% até 2025. Por outro lado, 22% das famílias de produtos da Schneider Electric têm uma opção de circularidade, e mais de metade das suas instalações de produção industrial recuperam mais de 99% dos resíduos.
“Os modelos de negócio circulares oferecem benefícios de negócios e de sustentabilidade convincentes,” afirmou Peter Herweck, CEO da Schneider Electric. “Aguardamos com expectativa as oportunidades que esta nova rede de Circularity Lighthouses oferece para aprender, partilhar e acelerar a ação.”
Um exemplo é a forma como a Schneider Electric dá uma segunda vida aos seus disjuntores MasterPact MTZ. Recondicionados na fábrica MasterTech em França, estes disjuntores são recolhidos das instalações dos clientes em fim de vida, desmontados, diagnosticados, atualizados e testados antes de serem recolocados no mercado.
Programa IMPACT para a cadeia de abastecimento
Os modelos de negócio circulares e o design da cadeia de abastecimento fazem parte do programa IMPACT Supply Chain da Schneider Electric. Esta é a próxima evolução da transformação da cadeia de abastecimento da empresa, tendo como objetivo causar um impacto positivo nos clientes e no planeta. Os seus principais pilares são:
- Pessoas – As pessoas da Schneider Electric são capacitadas para inovar e causar um impacto positivo nos clientes todos os dias.
- Planeta – A Schneider Electric está a construir uma cadeia de abastecimento sustentável, responsável e preparada para o net-zero.
- Clientes – A cadeia de abastecimento fiável da Schneider Electric proporciona uma qualidade líder na indústria.
Desempenho – A Schneider Electric impulsiona o desempenho através de tecnologia avançada, processos inteligentes e unificados, ecossistemas regionais e design colaborativo.