Responsável por algumas das montras e ativações de marca mais impactantes de empresas como a Super Bock, Sogrape, Grupo Valor do Tempo ou a Cerealis, o multipremiado estúdio criativo Will celebra uma década, agora com um compromisso ainda mais sustentável: ser o ecoponto criativo das marcas.
De expositores a um escape room, de montras de loja a uma máquina do tempo, são apenas alguns exemplos dos trabalhos desenvolvidos pela Will na ativação de marcas nos últimos 10 anos. Um estúdio dinâmico composto por designers, criativos, engenhocas e artistas plásticos que se tem destacado por abordar cada campanha como uma forma de arte, onde a criatividade das marcas é potenciada e apresentada de uma forma escultórica e teatral, invade espaços e faz parar quem passa.
Os trabalhos de ativação de uma marca são muitas vezes solicitados para determinados momentos e espaços muito específicos, tornando-se aparentemente obsoletos no final das campanhas de marketing. Dar uma nova vida aos materiais das campanhas, mas também criar a partir dos próprios desperdícios das empresas, tornou-se assim uma preocupação cada vez mais presente na Will nos últimos anos. Paulo Gouveia explica que “a sustentabilidade fez parte do ADN da Will desde sempre, a vários níveis, por isso, sempre tivemos o cuidado de pensar em soluções personalizadas, duradouras, sempre que possível com base em reciclar, recuperar e reutilizar materiais. Peças que contem histórias e assumam as marcas de uso”. O Diretor Criativo exemplifica: “podem ser por exemplo mesas e cadeiras, menus de parede, esplanadas de praia ou expositores, qualquer peça pode ser revisitada para que possa voltar ao mercado, com uma nova roupagem”.
A celebrar 10 anos, este é também um marco que os responsáveis pelo estúdio querem celebrar com a concretização de uma ideia. Uma nova marca dedicada a algo que sempre esteve presente, a sustentabilidade do meio ambiente, a responsabilidade social e humana: Will B. Nas palavras de Marta Pires, “no mundo do consumo desenfreado, a Will B nasce para dar uma resposta à necessidade de um planeta mais sustentável e criativo”. A Managing Partner acrescenta que pretende “criar novas perspetivas para as marcas, novas formas de ver os seus resíduos e reutilizá-los de uma forma valorizada, com criatividade e assim voltarem ao mercado como peças únicas, com mais valor e uma verdadeira sustentabilidade ambiental ao promover a circularidade em vez do descarte”.
A nova marca Will B é apresentada a 27 de outubro, às 17h00, na Sala do Relógio da Estação de S. Bento, Porto (The Passenger Hostel). Todo o evento será em torno da ideia de dar nova vida a objetos usados e/ou descartados, através de uma exposição e instalação para despertar mentes, que marcará o que será o posicionamento do estúdio a partir deste momento, com a marca Will B. Um evento onde se apresentam ainda os melhores trabalhos que contam a história e evolução do estúdio, mas também uma instalação criada a partir de peças descartadas por marcas e sob a qual também irá incidir uma apresentação em videomapping.

