Preço, qualidade e sustentabilidade: fatores-chave para o desenvolvimento da economia circular
Em 2023, o preço e a sustentabilidade continuam a ser chave para satisfazer as exigências dos consumidores. De acordo com o Barómetro, 38% admite não estar disposto a pagar um preço mais elevado por um produto mais sustentável; não obstante, 47% aceitaria um aumento entre 5% e 10%.
Também os serviços de financiamento ao consumo são uma alavanca fundamental para desenvolver o mercado da economia circular e estabelecer um comportamento de consumo mais responsável. 79% dos consumidores acredita que seriam mais incentivados a consumir melhor, se o retalhista oferecesse soluções de pagamento fracionado.
Win Win Weeks | Economia circular
A apresentação dos resultados deste Barómetro surge no âmbito da Win Win Weeks, uma iniciativa do grupo Oney. Ao longo de três semanas realizaram-se ações sobre economia circular, com o objetivo de promover um consumo mais responsável e incentivar retalhistas, marcas e consumidores a serem parte ativa no consumo mais sustentável. Em Portugal, o Oney organizou o evento ‘after work’ que juntou Oney e as marcas Auchan, Fnac, Gato Preto, Ikea, Kiabi, Leroy Merlin e Norauto, bem como a associação Smart Waste Portugal.