510.535 toneladas de emissões de CO2 poupadas. Este é o valor equivalente a oito viagens de ida e volta ao Sol de carro e o valor que os consumidores da Wallapop pouparam em 2022 com as compras feitas na plataforma em Portugal, Espanha e Itália. A Wallapop, plataforma de compra e venda de artigos reutilizados e líder no consumo consciente e humano, celebra este mês os 10 anos de existência em Espanha e realizou um estudo que permitiu percebeu qual a poupança conseguida com a compra de artigos reutilizados que evitam assim a fabricação de um novo e a colocação de outro no lixo.
Ao longo do ano de 2022, os compradores da Wallapop permitiram que fossem poupados 20 mil milhões de litros de água na produção de novos produtos. Um número que é o equivalente a cerca de 1 ano e 5 meses de consumo na cidade do Porto. Além disso, permitiram ainda uma poupança de 723 milhões de euros de custo ambiental, que equivale a reflorestar a superfície do Parque Natural da Serra da Estrela mais de 3,5 vezes.
Os recursos naturais do planeta estão cada vez mais ameaçados em consequência do consumo e das ações humanas, contudo, existem formas de minimizar este impacto. O consumo consciente é uma delas e ao comprar uma T-shirt na Wallapop podemos evitar até 2,6kg de emissões de CO2 e o consumo de 789 litros de água, o suficiente para 24 duches. Já se olharmos para a reutilização de um vestido, podemos evitar até 4,7kg de emissões de CO2, o necessário para uma viagem de comboio entre o Porto e Bruxelas, e o consumo de 1000 litros de água, o suficiente para um mês de duches de uma pessoa.
Mas entre as grandes preocupações com o meio ambiente está a redução do plástico utilizado, devido ao tempo de decomposição que apresenta. Contudo, com as compras feitas na Wallapop, em 2022, os utilizadores da plataforma permitiram que 22.031 toneladas de plástico fossem poupadas.
“Dar prioridade a diferentes padrões de produção e consumo é uma parte fundamental da resposta à crise climática e às suas consequências e as pessoas que utilizam a Wallapop estão na vanguarda deste fenómeno. Quando compram ou vendem produtos reutilizados, tiram o máximo partido de cada artigo produzido e reduzem os resíduos desnecessários. Sabem que são compras inteligentes, sustentáveis, de qualidade e acessíveis”, explica Pol Fàbrega, diretor de sustentabilidade da Wallapop. “É uma transição necessária que já começou e, a partir da Wallapop, queremos acompanhar esta mudança de mentalidade. Desde a sua criação, a empresa ajudou as pessoas a dar uma segunda vida a mais de 640 milhões de produtos, conclui.
O consumo sustentável é cada vez mais importante para a preservação do planeta e a Wallapop é a solução ideal. Com um vasto catálogo que oferece milhares de artigos à espera de uma segunda vida, a plataforma líder no consumo consciente e humano promete continuar a ajudar a reduzir a utilização dos recursos do planeta e a dar uma segunda vida a diversos produtos.