Ainda que, em pleno século XXI, possa ser difícil conceber uma realidade em que a Internet não faça parte do dia-a-dia, a verdade é que o seu surgimento veio reconfigurar o mercado de trabalho, dando origem a inúmeras profissões que são, hoje, essenciais para as economias e para o futuro das empresas.
No âmbito do Dia Mundial da Internet, que se celebrou a 17 de maio, a Experis, marca tecnológica do universo do ManpowerGroup, salientou cinco profissões que nasceram com o online e que têm vindo a afirmar-se nos últimos anos, estando mesmo entre as funções com maior escassez de profissionais:
1. Especialista em Cibersegurança: esta profissão, que surge da crescente necessidade de testar e proteger sistemas e organizações dos ataques de hackers, evitando graves perdas económicas e reputacionais nas empresas afetadas, é atualmente uma das funções mais procuradas e bem remuneradas pelos empregadores, segundo o levantamento efetuado pelo ManpowerGroup no início de 2023.
2. Especialista em UI/UX: estes profissionais definem e melhoram a experiência que os utilizadores têm ao interagirem com os produtos, serviços ou ativos digitais de uma empresa. Devem assegurar um elevado conhecimento e compreensão do mercado e da empresa, para poderem identificar possibilidades de melhorias e otimizações e garantir o máximo de usabilidade, utilidade e acessibilidade na experiência dos utilizadores.
3. Data scientist: totalmente indissociável da evolução tecnológica, um data scientist tem como função recolher, analisar e interpretar os dados de uma organização, transformando-os em informação relevante para orientar as equipas de gestão na tomada de decisões. Devido ao seu caráter altamente tecnológico e analítico, esta é uma profissão recente e que os empregadores mais têm dificuldade em contratar, sendo essencial para as empresas ajustarem as suas estratégias e melhorarem continuamente.
4. E-commerce Manager: esta é também uma das profissões mais bem pagas em 2023, segundo o levantamento do ManpowerGroup. Estes profissionais são responsáveis pela gestão e desenvolvimento das plataformas, definindo a estratégia de negócio por forma a potenciar vendas e rentabilidade. São necessárias fortes capacidades analíticas, uma profunda compreensão da gestão de produtos em comércio eletrónico, conhecimentos de analítica web e otimização de tráfego, segurança de dados e de transações, entre outros. Um conjunto de competências específicas cuja procura, com o impulso do comércio eletrónico, aumentou de forma exponencial.
5. Engenheiro de Inteligência Artificial (IA): estes profissionais trabalham no desenvolvimento, teste e aplicação de tecnologias e sistemas avançados, baseados em IA. Os especialistas em IA potenciam o poder do “machine learning” e de outras tecnologias de IA para resolver problemas complexos, automatizar tarefas e criar sistemas e aplicações mais inteligentes, pelo que a sua procura e dos especialistas nesta área têm vindo a crescer nos últimos anos.