Referência nas áreas da formação e do setor automóvel, a ATEC e a Valvoline assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de potenciar a formação e a qualificação dos profissionais de mecatrónica automóvel, incrementar a empregabilidade e valorizar o setor. Desenvolvido para a marcar a diferença, para além da realização de workshops, de programas de apoio e da atribuição de prémios de mérito, o acordo de colaboração inclui um programa de atração e integração de formandas do sexo feminino.
A assinatura deste protocolo é um exemplo de como a colaboração entre uma entidade especializada com know-how técnico em formação, a ATEC, e uma empresa de referência no setor automóvel, a Valvoline, pode servir um objetivo comum – reforçar a qualificação e aumentar a atratividade das saídas profissionais ligadas ao setor automóvel.
O acordo envolve a realização de workshops práticos e a disponibilização de materiais técnicos por parte da Valvoline aos formandos de mecatrónica automóvel da ATEC. Inclui, também, programas de apoio a formandos que se encontrem deslocados para frequência de formação, apoio à participação em competições técnicas da área automóvel e atribuição de prémios de mérito aos alunos que se destaquem durante o seu percurso formativo.
Não menos importante, o protocolo entre a ATEC e a Valvoline inclui a dinamização de um programa de atração e integração de formandas do sexo feminino nos cursos de Mecatrónica Automóvel por forma a aumentar a representatividade do sexo feminino em áreas profissionais técnicas.
Para Pedro Oliveira, diretor de formação da ATEC, “este protocolo é importantíssimo para nós. Por um lado, espelha o reconhecimento do nosso trabalho por uma empresa de referência, a Valvoline. Por outro lado, vai-nos permitir encetar outras atividades na atração de novos candidatos e no reforço das qualificações dos nossos formandos.”
Por seu lado, Miguel Martins, Regional Business Manager Valvoline EMEA, considera que “nos dias de hoje, em que a mão de obra especializada é tão escassa, cabe a marcas como a Valvoline envolverem-se em projetos desta natureza, ajudando, neste caso, escolas de renome como a ATEC a estimular os seus alunos a alcançar níveis de excelência. Com a atribuição desta bolsa, pretendemos premiar os formandos da ATEC que se distinguem durante a formação assim como incentivar o incremento de formandas do sexo feminino num ambiente predominantemente dominado pelo público masculina”.