O Barómetro de Segurança inclui a lista dos distritos mais seguros. O top 5 em Portugal é composto por Bragança, Guarda, Castelo Branco, Viseu e Vila Real.
Negócios representaram 62,3% dos assaltos, com residências a corresponder a 37,7% das ocorrências.
O Barómetro de Segurança é um ranking da Securitas Direct que estabelece um rácio entre o número de disparos de alarmes e intrusões registado pela Central Recetora de Alarmes da empresa e o número de instalações de segurança dos mais de 170 mil clientes da Securitas Direct em todo o país.
Bragança e Guarda foram os dois distritos mais seguros de Portugal em 2022, seguindo-se Castelo Branco, Viseu e Vila Real. Os dados são do Barómetro de Segurança da Securitas Direct de 2022, que avalia as regiões do país mais seguras.
De acordo com o Barómetro, os distritos de Bragança e Guarda são os mais seguros, com uma taxa de incidência de 0,05% e 0,07%, respetivamente. A completar o top 5 estão Castelo Branco (0,10%), Viseu (0,12%) e Vila Real (0,14%).
Segundo o relatório da empresa, 6 em cada 10 dos assaltos (62,3%) foram a negócios e cerca de 4 em cada 10 (37,70%) foram a residências. Neste caso foram as vivendas e as moradias o alvo do maior número de tentativas de assaltos, com um registo de 87,30% das intrusões. Os apartamentos registaram 12,7% das incidências.
Quando falamos dos horários de assaltos a residências, destacam-se os períodos entre as 10h e as 11h e o período das 19h como os preferidos dos intrusos. Nestes horários ocorreram em média 4 tentativas de assalto por hora. Além disso é às sextas e aos domingos que se registam mais ocorrências, correspondendo a 30% das intrusões totais no setor residencial.

