Hoje, segunda-feira, 5 de setembro de 2022, às 11h00, chega a Lisboa o maior navio transoceânico de madeira do mundo, uma réplica de um navio sueco do século XVIII da Companhia das Índias Orientais, o Götheborg of Sweden. Antes de atracar, este navio disparará uma salva de tiros ao passar pela Torre de Belém às 10h00, passando depois sob a Ponte 25 de Abril.
O Götheborg está a caminho da Ásia e Lisboa é a 8ª escala na Expedição Ásia 2022/2023. Estará em Lisboa de 5 a 9 de Setembro, ficará atracado no Cais Rocha Conde de Óbidos em Alcântara e está aberto ao público para visitas durante esta escala.
O Götheborg é o maior veleiro de madeira transoceânico do mundo e uma réplica de um navio sueco do século XVIII da Companhia das Índias Orientais que afundou ao largo de Gotemburgo em 1745. É a primeira vez que o Götheborg passa por Portugal e por Lisboa.
“A cidade de Lisboa orgulha-se de fazer parte do percurso do navio Götheborg na sua expedição”, afirma Alberto Laplaine Guimarães, Secretário-Geral da Câmara de Lisboa. “A presença deste navio no rio Tejo é um momento grandioso e um evento emocionante para a cidade, que nos dará a oportunidade para conhecer melhor esta expedição, cuja missão se baseia em valores humanos, na inovação e na sustentabilidade.”
O navio está a empreender uma expedição de dois anos, a Expedição Ásia 2022/2023. Seguindo os passos históricos do navio original do século XVIII, o objetivo desta expedição consiste em promover as relações comerciais entre a Europa e a Ásia. O Götheborg vai navegar pela Europa em 2022, permanecendo no Mediterrâneo durante o inverno e seguindo para a Ásia em março de 2023. Em setembro de 2023, chega ao destino final da expedição, Xangai. O navio partiu de Gotemburgo a 8 de junho de 2022 e, desde então, já passou por Helsingborg, Helsínquia, Estocolmo, Copenhaga, Oslo, Londres e Bremerhaven. A próxima paragem depois de Lisboa será Málaga.
Durante a sua estadia no Cais Rocha Conde de Óbidos em Lisboa, o Götheborg convida todos os interessados e curiosos a bordo para uma visita memorável ao navio. De 5 a 9 de setembro, não perca a oportunidade para embarcar numa aventura, conhecer a história cativante do maior veleiro de madeira do mundo e descobrir tudo Saiba mais informações no site: https://www.gotheborg.se/visit-us/lisbon/
“Lisboa foi considerada, desde o início, como um destino de paragem obrigatória nesta nossa viagem”, afirmou Kristoffer Bennis, Diretor da Expedição do Götheborg of Sweden. “É uma metrópole que está na boca do mundo com uma comunidade cada vez mais inovadora e culturalmente interessada. Tem ainda uma forte história marítima, algo que se relaciona bem com os nossos objetivos de promover o comércio e usar o navio como plataforma para os nossos parceiros. Fomos muito bem recebidos tanto pela Câmara Municipal de Lisboa como pela Câmara de Comércio Luso-Sueca.”
É também possível navegar como membro da tripulação na rota Lisboa – Málaga e nos percursos seguintes. As candidaturas para se juntar a esta viagem estão abertas a qualquer um. O navio conta com cerca de 20 tripulantes profissionais. Os restantes 50 membros que integram a tripulação do convés são cidadãos comuns que viajam connosco pela aventura, experiência e oportunidade de aprender a navegar num navio do século XVIII.
Dados e cronograma da viagem
-
Chegada a Lisboa 5 de Setembro de 2022
-
Salva de tiros à passagem pela Torre de Belém às 10h00.
-
Atraca no Cais Rocha Conde de Óbidos às 11h00.
—
Expedição Ásia 2022/2023
O Götheborg partiu de Gotemburgo a 8 de junho de 2022 e chegará a Xangai em setembro de 2023. Durante a expedição, o navio navega pelo Mar Báltico e Norte da Europa antes de continuar para o Mediterrâneo. Durante o inverno de 2022/2023, o navio permanecerá no Mediterrâneo. Continuará para a Ásia na primavera de 2023. A missão da Expedição Ásia consiste em promover as relações comerciais e usar o navio como uma plataforma única para empresas e parceiros, de modo a criar oportunidades de negócios.
Greencarrier e Parceiros
Em 2019, a empresa sueca de logística Greencarrier adquiriu a SOIC Ship Management, que opera o navio Götheborg, garantindo assim o financiamento da expedição para a Ásia. Na primavera de 2020 a Greencarrier adquiriu também o navio. Por detrás da decisão está um interesse a longo prazo e um compromisso com o navio Götheborg, bem como a convicção de que o navio foi construído para navegar e, portanto, deve fazê-lo.
Os demais parceiros da expedição são a EKN (Agência Sueca de Crédito à Exportação) e a Vinnova (Agência Sueca de Inovação), juntamente com um grande número de fornecedores que apoiam a expedição de diferentes maneiras.
Fatos: O navio Götheborg – história
O Götheborg é uma réplica em tamanho real de um navio do século XVIII, que pertenceu à Companhia Sueca das Índias Orientais, e que encalhou e afundou ao largo de Gotemburgo em 1745. Em 1984 foi iniciada a escavação marinha do navio original Götheborg e em 1995 foi iniciada a construção de um novo Götheborg. Oito anos depois, em 2003, o navio foi lançado ao mar, e entre 2005-2007 o navio navegou a rota histórica para a Ásia e de volta. Depois disso, foram realizadas várias expedições pela Europa, a mais recente em 2015. Em 2021, o navio partiu de Gotemburgo para Estocolmo e de volta.