mercado automóvel revela maior pressão na procura, o que tem vindo a afetar igualmente a oferta disponível. Já comparativamente ao mesmo mês de 2019, o aumento registado é de +46%.
Lisboa, 11 de julho de 2022 – O Standvirtual realizou um webinar para apresentar o barómetro do mercado automóvel, em parceria com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). O evento online contou com o contributo de João Venâncio (Brand Manager da Citröen Portugal), Rui Melo (CEO da Tribalcar), Tiago Jorge (CEO da CalhambeQ Car Solutions), Maria Neffe, do Departamento Económico-Estatístico da ACAP, além de Daniel Rocha (Diretor de Estudos e Planeamento do Standvirtual), Pedro Soares (Diretor Comercial do Standvirtual) e Nuno C. Branco (Diretor Geral do Standvirtual). O webinar teve como principal objetivo divulgar os números e analisar os principais temas do mercado automóvel.
João Venâncio, Brand Manager da Citröen Portugal, acredita que “neste momento, o mercado vive a volatilidade e a incerteza que existem no canal de abastecimento. A crise dos semicondutores começa a ver alguma estabilização, no entanto há outros fatores que vieram tornar o mercado mais imprevisível, como o caso da guerra na Ucrânia, que veio acelerar o custo de produção e distribuição das viaturas, e a crise energética, que afeta também o fornecimento. No entanto, estamos a assistir a uma recuperação face aos anos anteriores”.
Para Rui Melo, CEO Tribalcar, “temos de mudar o paradigma do comércio automóvel. Em 25 anos nunca importei carros e desde há um ano e meio comecei a importar, numa primeira fase sobretudo carros híbridos e elétricos. Lá fora os preços também aumentaram, mas a vantagem é que o mercado e o poder de escolha são maiores. Atualmente temos players, nomeadamente as rent-a-car, que são concorrentes pois também não têm carros e pretendem comprar, sobretudo com o regresso do turismo. A aposta nos carros elétricos, com o crescimento desse mercado, é limitada porque não há carros para entrega, o que me fez recorrer sobretudo aos semi-novos”.
Tiago Jorge, CEO da CalhambeQ Car Solutions, explica como “sempre trabalhámos com importados e nacionais, além de com a consignação, que sempre teve algum preconceito. Esse negócio vem complementar o importado e o nacional e o facto de não haver investimento no produto da nossa parte, enquanto comerciantes, permite também testar o produto que certamente não compraríamos. Nunca sentimos falta de produto, apesar de haver modelos que não existem para entrega, mas se dermos a conhecer e arriscarmos em novos modelos vamos conhecer outro tipo de cliente. E aqui entra o elétrico. Há uma grande procura, mas também há uma necessidade de quem adquiriu e não se adaptou para voltar aos veículos a combustão”.
Para assistir a todo o evento, basta visitar Barómetro do Mercado Automóvel – Junho 2022 – YouTube.