Um estudo realizado pela Swappie, empresa líder europeia de compra e venda de iPhones recondicionados, e conduzido pela empresa de estudos de mercado, Kantar, revela que os portugueses estão mais preocupados com o ambiente e que procuram ser mais sustentáveis relativamente à compra dos seus telemóveis. Dos 1000 portugueses inquiridos, com idades entre os 18 e os 64 anos, 91% afirmaram que considerariam comprar um smartphone recondicionado online e uma em cada quatro referiram que não venderiam o seu dispositivo antigo.
O estudo, que teve como objetivo analisar as preferências dos portugueses no que diz respeito à compra e venda de smartphones recondicionados, destaca que as compras online relativamente a este tipo de equipamentos são já um hábito de compra estabelecido, sendo que 91% dos inquiridos considerariam comprar um smartphone online. Esta tendência é mais evidente nas regiões de Lisboa (92%), Porto (88%), Algarve (82%) e Braga (91%), e diz respeito os grupos etários mais jovens, entre os 18 e os 44 anos.
Os dados revelam ainda que quando os consumidores consideram a compra de um equipamento recondicionado, a responsabilidade e a conveniência surgem entre os principais fatores de decisão de compra, reconhecendo que a escolha de um smartphone recondicionado em vez de um novo é uma escolha sustentável, uma vez que respeita o ambiente e promove a economia circular. Outro fator chave enumerado pelos consumidores é a poupança financeira que esta escolhe permite, considerando também que a qualidade de um smartphone recondicionado é comparável à de um dispositivo novo.
“Ajudar os consumidores a fazer escolhas conscientes e responsáveis faz parte da nossa missão na Swappie, onde através da compra e venda de iPhones recondicionados pretendemos promover um estilo de vida mais sustentável e contribuir para a transição para uma economia circular”, refere Luísa Vasconcelos e Sousa, responsável da Swappie no mercado português.
De acordo com os resultados do estudo, a grande maioria dos portugueses já considera a compra de um smartphone recondicionado online. Contudo, a situação muda quando se trata de vender o seu smartphone – enquanto metade dos inquiridos considerariam vender o dispositivo, tanto online como em lojas físicas, 26% referiram não estar interessados em vender o seu smartphone. Apenas 14% dos inquiridos venderam efetivamente o seu antigo smartphone, enquanto mais de metade preferiu mantê-lo como um smartphone de reserva (65%), no caso de o principal parar subitamente de funcionar. A utilização do dispositivo de salvaguarda permaneceu baixa na maioria dos casos, enquanto 27% dos inquiridos afirmaram nunca ter tido necessidade de o utilizar.
“Em Portugal ainda existem, inevitavelmente, barreiras a ultrapassar quando se trata de smartphones recondicionados – é necessário educar os utilizadores em relação aos benefícios da renovação, apresentando os serviços que uma empresa profissional e fiável como a Swappie oferece aos consumidores, tanto quanto se trata de vender um smartphone como quando estes precisam de comprar um”, acrescenta Luísa Vasconcelos e Sousa.
O mercado dos smartphones recondicionados continua a ganhar cada vez mais espaço no mercado e estima-se que cresça a uma taxa anual de 10,23% entre 2022 e 2027.
De origem finlandesa, a Swappie é uma empresa de compra e venda de iPhones recondicionados que tem como missão contribuir para a adoção de hábitos de compra cada vez mais sustentáveis e económicos, reduzindo o impacto ambiental.
Dados demonstram que os consumidores portugueses estão cada vez mais orientados para escolhas sustentáveis