Fernando Gomes, Alumnus da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e atual Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), vai receber o Prémio Carreira FEP 2022, que será entregue na Sessão Solene do Dia da Faculdade, a realizar na próxima segunda-feira, 30 de maio, às 17h30, no Salão Nobre.
A entrega deste prémio constitui o ponto alto do Dia da FEP, distinguindo anualmente um diplomado da Faculdade que se tenha destacado pela sua carreira profissional e cívica e que, fazendo-o, tenha contribuído para afirmar a Escola como instituição de excelência no ensino e na investigação em Economia e Gestão.
Licenciado em Economia, em 1976, Fernando Gomes iniciou a sua atividade profissional na NCR, tendo também passado pelo Grupo Amorim e pela Sonae, mas foi no desporto que firmou a sua carreira profissional.
Tornou-se dirigente desportivo em 1992, quando assumiu a gestão do basquetebol no FC Porto e foi nomeado Vice-Presidente do mesmo clube, onde desempenhou funções ligadas ao futebol, marketing e gestão financeira.
Aprofundou a sua experiência como diretor por meio de intensa participação em órgãos internacionais como os Comités das Competições de Clubes da UEFA e da FIFA e o Comité de Gestão da ECA (Associação Ligas Europeias), onde ocupou diferentes cargos ao longo de quinze anos.
Foi Presidente da Liga de Clubes de Futebol Profissional, Vice-Presidente da FPF e eleito, pela primeira vez, Presidente da FPF, em dezembro de 2011.
Em 2012, tornou-se Membro do Comité Organizador do Campeonato do Mundo Sub-20 da FIFA e em 2013 foi nomeado Membro do Comité Executivo da UEFA e Vice-Presidente do Comité das Federações da UEFA.
Em 2015, foi nomeado Presidente do Comité das Competições de Clubes da UEFA e Vice-Presidente das Federações Nacionais da UEFA. Integrou também o Comité da UEFA para o Euro 2016.
Em 2017, tornou-se Vice-Presidente do Comité Executivo da UEFA e Membro do Conselho da FIFA, cargo que ocupou até 2021.
Em julho de 2020, foi reeleito para o terceiro mandato como presidente da FPF até 2024.
Na celebração dos 10 anos de presidência da FPF, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa distinguiu Fernando Gomes com as insígnias da Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. Anteriormente, já havia sido agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito e Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. O XXII Governo também atribuiu ao líder federativo o Colar de Honra ao Mérito Desportivo.