O Presidente da APESPE-RH, Afonso Carvalho, tomou posse como Vice-Presidente da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal (CCP) no final do mês de abril. A cerimónia, realizada no Salão Macau da Fundação Oriente, oficializou o resultado das eleições para os Órgãos Sociais da CCP realizadas a 12 de abril, que definem o novo mandato para 2022-2025.
No mandato anterior, que vigorou de 2018-2021, Afonso Carvalho já assumia a posição de Vogal na Direção da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal, composta até então por 19 membros: 1 Presidente, 9 Vice-Presidentes e 9 Vogais. O Presidente da CCP, João Vieira Lopes, foi reeleito para o cargo, renovando o mandato.
“A APESPE-RH trabalha, desde sempre, de forma muito próxima com a Confederação de Comércio e Serviços de Portugal. Partilhamos objetivos no que diz respeito ao setor privado de emprego, trabalho e recursos humanos. Desta forma, é uma honra para a associação integrar um cargo de relevância nesta entidade, como é o caso da Vice-Presidência, no sentido de traçarmos juntos o caminho certo nestes próximos quatro anos”, menciona Afonso Carvalho, Presidente da APESPE-RH.
A nova Direção da CCP, encabeçada pelo Presidente João Vieira Lopes, assume como principais objetivos afirmar o papel dos serviços na construção de um modelo económico de valor acrescentado, potenciar a digitalização das empresas com acesso a fundos europeus e dinamizar o setor do comércio na economia portuguesa. Estes objetivos assentam em diversos eixos de atuação, que incluem um projeto de Pacto Social para o crescimento, o reforço da competitividade, os novos desafios da guerra na Europa, entre outros.
A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal representa mais de uma centena de entidades associativas e empresariais do setor terciário, que congregam mais de 200 mil empresários, PMEs e grandes empresas, representando assim uma das principais confederações nacionais. Os novos corpos sociais resultam de uma atualização dos estatutos, que integram o Comércio Local, o Comércio Sectorial, os Serviços aos Consumidores e os Serviços às Empresas.