A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, foi incluída na lista 2021 Fortune Change the World, um ranking global das 50 maiores empresas que alcançam um impacto social ou ambiental positivos através de atividades integradas na sua estratégia empresarial e nas suas operações. A Schneider Electric manteve a sua posição entre as 50 primeiras empresas da lista, vendo assim reconhecidos os esforços para promover mudanças no seu ecossistema de negócios, algo que é parte integrante dos seus compromissos contínuos com a sustentabilidade. A inclusão da Schneider Electric neste ranking da Fortune segue-se à sua nomeação, em janeiro, como a Empresa Mais Sustentável do Mundo pela Corporate Knights.
Evoluir na ação em prol da sustentabilidade
Após a realização do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC, na sua sigla em inglês) da ONU e da COP26, torna-se claro que a jornada em direção a um mundo mais inclusivo e positivo para o clima requer uma colaboração mais sólida entre as empresas, parceiros e fornecedores e os governos.
Como pioneira e líder da indústria, desde há 15 anos, em matéria de esforços de sustentabilidade, a Schneider Electric prolongou a sua liderança de longa data na esfera ESG (responsabilidade ambiental, social e corporativa) com o lançamento do seu programa Impacto de Sustentabilidade 2021–2025 no início de 2021. Concebido para acelerar a obtenção de resultados concretos, de acordo com cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o programa está alinhado com seis compromissos a longo prazo que abrangem o clima, a eficiência de recursos e princípios de confiança e igualdade de oportunidades, tirando partido do poder de todas as gerações e capacitando as comunidades locais.
A inclusão da Schneider Electric na lista da Fortune deste ano reconhece o compromisso do Grupo para alcançar a neutralidade carbónica nas suas operações e nas dos seus fornecedores e clientes. Para muitas empresas, a maior parte das emissões, e também as mais difíceis de enfrentar, são as de Alcance 3 – emissões de atividades indiretas em toda a cadeia de valor, incluindo fornecedores. Para auxiliar neste ponto, o Grupo lançou, este ano, a iniciativa “Zero Carbon Project”, para ajudar os seus 1.000 principais fornecedores – que representam 70% das emissões de carbono da sua cadeia de abastecimento – a reduzir as suas próprias emissões de carbono para metade até 2025. Em apenas seis meses, registou-se a adesão de 91% destes principais fornecedores, que tirarão partido da experiência e conhecimentos da Schneider Electric, bem como de formações, ferramentas e soluções para endereçar a crise climática.
Agir para um mundo favorável ao clima
Inabalável no seu compromisso para com a sustentabilidade, mesmo durante a pandemia, o objetivo da Schneider Electric sempre foi combater as alterações climáticas e ajudar o mundo a reduzir as emissões de CO2, na tentativa de limitar o aumento da temperatura média global a 1,5 °C (ou menos) acima da era pré-industrial.
Para além do empenho do Grupo em reduzir as emissões dos seus clientes, este compromisso fica também provado pelos 263 milhões de toneladas de emissões de CO2 que se puderam economizar e evitar desde 2018. Foram ainda definidas outras metas importantes: até o final de 2025, a Schneider Electric espera economizar e evitar a emissão de 800 milhões de toneladas de CO2 e garantir o acesso à eletricidade verde a 50 milhões de pessoas.
Embora para cumprir os objetivos climáticos seja necessário construir uma dinâmica que possa impelir uma nova geração de soluções inovadoras, é imperativo que as empresas, investidores e governos deixem de depender apenas de novos modelos de negócio e da inovação nas regulamentações. Ao preencher esta lacuna na indústria, a Schneider Electric tem criado valor de negócios através de parcerias e investimentos em inovação climatech para aumentar a eletrificação e, ao mesmo tempo, acelerar a transição energética limpa, com veículos elétricos capacitados pela digitalização.
O trabalho desenvolvido pela Schneider Electric com organizações como a Enel, a maior distribuidora de eletricidade em Itália, é uma prova das suas ambições de promover a adoção de energias renováveis para uma geração de energia mais limpa e redes elétricas mais estáveis.
Com novas soluções que exigem a mentalidade e a agilidade de uma start-up e que são necessárias nestes mercados em rápida evolução, assim como para construir um ecossistema aberto de inovação, a Schneider Electric está empenhada em tornar a sustentabilidade uma realidade para todos, à medida que a empresa avança para o futuro.