Se a pandemia nos ensinou algo foi que o comércio não para, mesmo quando a compra física deixa de ser possível. O E-commerce, ou seja, a compra realizada através da internet, aumentou de forma explosiva durante a pandemia e, atualmente, os consumidores esperam encontrar online os produtos que desejam.
Para corresponderem às expectativas e diversificarem os seus pontos de venda, as marcas investem em lojas online, mas desenvolver boas práticas de E-commerce, lançar e manter uma loja online de sucesso supõe alguns passos, como explica a Páginas Amarelas, a maior especialista nacional em Marketing Digital:
- Gerir o stock: se procurar um produto e este não estiver disponível, é inevitável dar-se algum grau de frustração. Controlar o stock diretamente através da plataforma de E-commerce ajuda as empresas a gerir a quantidade de produto disponível em cada momento e a evitar ruturas que comprometam as vendas;
- Cativar pelas imagens: porque “os olhos também comem”, é essencial que o material fotográfico usado na loja online seja apelativo. O consumidor espera ver em detalhe o que vai comprar, logo, deve mostrar-se o máximo de informação sobre o produto nas fotografias publicadas;
- Promover a loja: ter um E-commerce e não o publicitar é como abrir uma loja no piso -5 de um parque de estacionamento – ou se promove ou ninguém sabe que existe. Técnicas como o Search Engine Optimization e os anúncios targeted são bons aliados da divulgação dos negócios;
- Responder ao cliente: no processo de venda digital é importante criar um meio de contacto dedicado a clientes, como um e-mail, mas também estar atento e responder às mensagens que chegam. Respostas rápidas e eficientes a todos os pedidos ajudam a uma boa imagem da loja online;
- Usar canais complementares: aumentar os canais de venda online através de outros marketplaces, como Dott, Amazon, Ebay, reforça a capacidade do E-commerce das marcas. Ao tirar partido destes meios complementares, torna-se possível aumentar os canais de vendas online e potenciar a comercialização dos produtos.
Uma das tendências que vieram para ficar, o E-commerce é também uma das ferramentas para a digitalização dos negócios. A Páginas Amarelas apoia as PMEs portuguesas na criação de lojas online, assim como na sua promoção através das técnicas de Marketing Digital.