A Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultadoria, voltou a renovar, e inclusive a ampliar, as exigentes certificações de qualidade de âmbito global que demonstram o seu compromisso com a melhoria contínua, a gestão eficiente e a satisfação do cliente.
Até ao momento a companhia renovou com a AENOR o certificado internacional da norma geral ISSO 9001 de alcance global, assim como os standards específicos de qualidade para os setores aeronáutico, aeroespacial e de defesa EN 9100, EN 9110, EN 9120 e PECAL/AQAP 2110-2310 e o certificado de qualidade para o setor ferroviário IRIS (ISO 22163).
A Indra também aumentou o âmbito da certificação ISO 9001 mediante a incorporação de novas filiais ou pela ampliação de alguns dos seus negócios a esta norma. Em Espanha, a SIA, empresa da Indra especializada em cibersegurança, junta-se a esta certificação, bem como a filial da empresa na Austrália e a SIA CESCE em Portugal. Do mesmo modo, a Indra em Portugal alargou o seu âmbito ao acrescentar o mercado de Defesa e Segurança sob esta normativa.
Deste modo, esta certificação engloba um total de 48 empresas do grupo Indra, em 15 países, e cerca de 22 mil profissionais. A AENOR classificou o resultado da sua avaliação como “excelente”, dado a amplitude do alcance do certificado, que inclui tanto os mercados do departamento de Transportes e Defesa (T&D) como a Minsait.
Assim, o sistema de gestão de qualidade da Indra está globalmente implementado em Portugal, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, Eslováquia, Espanha, Filipinas, Itália, México, Panamá, Perú, República Checa e Uruguai. Todos estes países contam com um sistema único, homogéneo e integrado que assegura um nível adequado de qualidade em cada um dos projetos e operações que a Indra desenvolve, assim como a melhor adaptação e resposta às expectativas dos clientes, especialmente das grandes empresas com operações globais.
No mercado aeroespacial e de defesa as normas da família EN 9000 e PECAL, são a referência dos sistemas de gestão de qualidade no campo Aeroespacial e Militar e estão baseadas na Norma ISO 9001, aos quais são acrescentados requisitos sectoriais específicos. O cumprimento destas certificações é exigido pelas principais companhias do setor Aeroespacial e de Defesa. Assim, a Indra renovou a certificação EN 9120 “Sistemas de Gestão de Qualidade no setor Aeroespacial”, a EN 9100 “Sistemas de Gestão de qualidade. Requisitos para as organizações de aviação, espaciais e de defesa” e a EN 9110 “Sistemas de Gestão de qualidade. Requisitos para as organizações de manutenção da indústria aeronáutica”.
Dentro do setor de defesa e aeronáutica, a Indra renovou novamente a certificação PECAL 2110 “Requisitos de Garantia de Qualidade da NATO para Conceção, Desenvolvimento e Produção” e PECAL 2310 “Requisitos de Garantia de Qualidade da NATO de Fornecedores de Aviação, Espaciais e de Defesa. Estas certificações estão associadas a 12 centros de trabalho da Indra Sistemas. Cabe destacar que a Indra é uma das oito empresas espanholas que conta com as três certificações PECAL específicas do setor de Defesa: PECAL 2110, PECAL 2210 e PECAL 2310.
Por último, a empresa renovou o certificado IRIS (International Railway Industry Standard), também concedido pela AENOR, ao abrigo da norma ISO/TS 22163, para sistemas e gestão de qualidade aplicados ao setor ferroviário. Trata-se de um dos mais rigorosos e reconhecidos standards de qualidade específicos do mercado ferroviário, e confirma que os produtos e serviços ferroviários da empresa cumprem os mais elevados padrões de qualidade, fiabilidade e segurança no setor. A certificação inclui os requisitos da ISO 9001 e está organizada em normas semelhantes às em vigor nas indústrias aeroespacial e automóvel, acrescentando especificações ferroviárias para aspetos como gestão de projetos, conceção, RAMS (Reliability Availability Maintenance and Safety), LCC (Life Cycle Cost), gestão de obsolescência, gestão da cadeia de fornecimento ou validação de processos especiais, entre outros.
Compromisso com a qualidade e satisfação do cliente
Estas certificações mostram o compromisso da Indra em garantir o mais elevado nível de qualidade em projetos e operações e que se materializam numa melhor adaptação e desempenho nos seus processos. Em consequência, melhora as expectativas dos clientes e dos diferentes stakeholders ao mesmo tempo que cumpre os requisitos legais e regulamentos aplicáveis.
A Indra possui também outras certificações reconhecidas, por exemplo, mantém as avaliações TMMi Nível 3 e CMMi Nível 3, com as quais implementou boas práticas para testes de software e processos de engenharia e desenvolvimento de software para operações em vários países da América, Ásia e Europa. A empresa está também registada no CMMi Nível 5, o mais alto nível, para os programas de Gestão de Tráfego Aéreo, o Centro de Excelência de Leon, e na Minsait, para Serviços Avançados de Gestão de Aplicações, Serviços ao Utilizador e Desenvolvimento de Projetos em Espanha, Colômbia, México e Peru.
Sobre a Indra
A Indra (https://www.indracompany.com/) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e o parceiro tecnológico para as operações chave dos negócios dos seus clientes em todo o mundo. É líder mundial no fornecimento de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa, e uma empresa líder em consultoria de transformação digital e Tecnologias da Informação em Espanha e na América Latina através da sua filial Minsait. O seu modelo de negócio está assente numa oferta integral de produtos próprios, com foco end-to-end, de alto valor e com uma elevada componente de inovação. No exercício de 2020 registou um volume de vendas de 3.043 milhões de euros, 48.000 colaboradores, presença local em 46 países e projetos em mais de 140 países.
Sobre a Indra em Portugal
Em Portugal desde 1997, a Indra, com escritórios em Lisboa e no Porto, conta com uma sólida equipa de profissionais com elevada especialização para o desenvolvimento e implementação das suas soluções e serviços. A empresa integra alguns dos projetos mais inovadores que são chave para o desenvolvimento económico e tecnológico no país nos sectores de Transporte & Defesa, e nas Tecnologias de Informação (TI) através da sua filial Minsait.