A MetLife, como companhia de seguros, está empenhada em proteger não só os seus clientes, as suas famílias e finanças, mas também os seus trabalhadores e comunidades. É por isso que mantém sempre como um dos seus principais objetivos a construção de um futuro mais seguro e sustentável. Com ações de longo prazo e objetivos tangíveis, a MetLife cultiva a sustentabilidade na tomada de decisões, uma postura que permite avançar em aspetos como o comportamento inclusivo, e a proteção do meio ambiente e da sociedade.
“A MetLife trabalha todos os dias para construir um mundo mais sustentável. Essa tem sido a natureza do nosso negócio durante 152 anos no mundo e 35 anos em Portugal”, diz Oscar Herencia, vice-presidente do Sul da Europa e diretor geral da MetLife na Ibéria. “Fazemos e cumprimos as promessas a longo prazo que suportam indivíduos, famílias e comunidades. E fazemos investimentos que contribuem para a prosperidade económica, refletindo o nosso propósito como empresa: sempre com o cliente, construindo um futuro mais seguro, e um futuro mais seguro é um futuro mais sustentável”, refere.
Entre as conquistas da MetLife este ano estão:
- A MetLife mantém, pelo quarto ano consecutivo, um estatuto neutro em carbono, algo que conseguiu alcançar em 2016.
- Em 2020, companhia de seguros reduziu o consumo geral de energia em 33% em relação aos números de 2012, acima da meta de 10% a que se tinha proposto.
- A MetLife reduziu as emissões de carbono de gases de efeito de estufa (GEE) em 27% em comparação com os números de 2012.
- A empresa conseguiu que 103 dos principais fornecedores com quem trabalha, divulgassem as suas atividades de redução e emissão de gases de efeito estufa.
Através de uma equipa global de sustentabilidade, a MetLife cria e monitoriza a sua estratégia para oferecer uma gestão responsável do segurador em todos os aspetos. Isto inclui como prioridades em matéria de sustentabilidade: mitigar as emissões de GEE, políticas eficazes de gestão energética, melhorar o desempenho ambiental e financeiro das instalações, facilitar a redução, reciclagem e reutilização de resíduos a nível mundial, trabalhar com fornecedores para reduzir o impacto ambiental, e envolver os seus trabalhadores em questões ambientais e opções de estilo de vida saudável.
Estas prioridades estão incorporadas na estratégia de sustentabilidade da MetLife para construir um futuro mais seguro:
Estatuto neutro em carbono. A MetLife procura integrar as melhores práticas de sustentabilidade nas suas operações globais, melhorando constantemente as reduções de carbono. Além disso, para as emissões que não podem ser reduzidas a curto prazo, a MetLife apoia projetos externos certificados que trabalham para reduzir estas emissões, tal como a conservação da floresta tropical da Colômbia. Todos estes projetos também ajudam as economias locais.
Edifícios sustentáveis. A nível mundial, 28% dos edifícios da empresa são certificados pelo programa Leadership in Energy & Environmental Design (LEED), concedido pelo Green Building Council. Em Portugal, os edifícios da MetLife têm janelas isoladas do calor e frio, tecnologia de iluminação LED, sensores de presença em salas de reuniões e escritórios, e cada andar foi sectorizado, o que possibilita que a luz não esteja ligada no piso inteiro ao mesmo tempo. Além disso, foi implementado um programa de reciclagem e reutilização de materiais de impressão, que permite que o toner dos equipamentos multifunções seja reciclado.
Alterações climáticas. A MetLife é um dos membros fundadores da coligação Climate Leadership Council, constituída por líderes políticos, ambientais e empresariais que promovem uma solução climática equitativa e rentável. Através dos seus programas globais de gestão de crise, a MetLife responde a todos os riscos causados pelas mudanças climáticas e implementa planos de ação locais concretos. Neste sentido, a empresa assinou um contrato com a Energia Verde Iberdrola, que provém 100% de fontes de energia renováveis, evitando assim a emissão de gases que provocam o efeito de estufa. E o sistema de aquecimento mudou do gasóleo normal para o Biodiesel.
Envolvimento dos colaboradores. Através de programas de formação em sustentabilidade e oportunidades de voluntariado, os colaboradores da MetLife ajudam a reduzir os impactos ambientais tanto no trabalho como nas suas casas e comunidades. Graças ao programa Green Impact facilita-se o voluntariado nas comunidades locais, bem como atividades de formação online, incluindo cursos, fóruns de discussão, palestras e newsletters.
Graças a uma estratégia clara baseada nas prioridades de sustentabilidade da empresa em diversas áreas, a MetLife mantém-se firme nos seus esforços para construir um futuro mais seguro para todos.
Mais informação em www.metlife.pt / www.metlife.com