A Unilever, um dos principais fabricantes de produtos de limpeza e de lavagem de roupa do mundo, anuncia hoje a sua ambição de substituir todo o carbono derivado de combustíveis fósseis nas fórmulas dos seus produtos de limpeza e de lavagem de roupa por carbono renovável ou reciclado. Esta mudança irá transformar a sustentabilidade de marcas de limpeza e de lavagem de roupa mundialmente conhecidas, como SKIP, Cif e Domestos.
Esta nova ambição é um componente central do “Clean Future” (“Futuro Limpo”) da Unilever, um programa de inovação desenvolvido pela divisão de produtos de limpeza da casa para mudar radicalmente o modo como são criados, fabricados e embalados alguns dos produtos de limpeza e de lavagem de roupa mais conhecidos do mundo. O programa “Clean Future” (“Futuro Limpo”) é único, na medida em que visa incorporar os princípios da economia circular tanto na embalagem quanto nas fórmulas utilizadas, para que marcas mundialmente conhecidas reduzam a sua pegada de carbono.
A maioria dos produtos de limpeza e de lavagem de roupa atualmente disponíveis no mercado contêm substâncias químicas feitas com matérias-primas de combustíveis fósseis, uma fonte não renovável de carbono. A mudança da Unilever para fontes de carbono renováveis ou recicladas é um movimento deliberado para abandonar a economia de combustível fóssil. A “Clean Future” (“Futuro Limpo”), primeira iniciativa desta magnitude, é um passo essencial para o compromisso da Unilever em ter produtos com zero emissões até 2039.
As substâncias químicas usadas nos produtos de limpeza e lavagem de roupa da Unilever representam a maior parte da pegada de carbono (46%) ao longo do ciclo de vida dos mesmos. Por isso, com o fim do uso de substâncias químicas derivadas de combustíveis fósseis nas fórmulas dos produtos, a empresa vai abrir novos caminhos para a redução da pegada de carbono de algumas das maiores marcas de limpeza e lavagem de roupa do mundo. A Unilever espera que só esta iniciativa reduza a pegada de carbono das fórmulas dos produtos em até 20%.
Peter ter Kulve, President of Home Care, explica: “Clean Future” (“Futuro Limpo”) é a nossa visão de reestruturação radical do nosso negócio. Como indústria, precisamos de acabar com a nossa dependência de combustíveis fósseis, inclusive como matéria-prima para os nossos produtos. Devemos parar de bombear carbono do subsolo quando já há bastante na superfície e acima, se conseguirmos aprender a utilizá-lo em larga escala.
Nos últimos meses, verificámos uma procura pelos nossos produtos de limpeza sem precedentes e estamos muito orgulhosos de fazer a nossa parte, ao ajudar a manter a segurança das pessoas na luta contra o COVID-19. Mas tal não é razão para condescendência. Não podemos perder o foco da crise ambiental que o nosso mundo — a nossa casa — está a enfrentar. Poluição. Destruição dos habitats naturais. A emergência climática. Esta é a casa que partilhamos e temos a responsabilidade de a proteger.”
O “Clean Future” (“Futuro Limpo”) já serviu de inspiração para várias inovações nomeadamente:
- Relançamento dos sprays com uma fórmula mais natural
- CIF antibacteriano: sem lixívia e com uma fragrância 100% biodegradável
- CIF cozinha: contém ingredientes derivados da natureza e uma fragrância 100% biodegradável
- CIF casa de banho: contém um agente descalcificante de origem 100% natural e uma fragrância 100% biodegradável
- CIF: Lançamento de recargas 10x concentradas
- Ecorefill cozinha & casa de banho, com uma fórmula 10x concentrada permite poupar 75% de plástico vs uma embalagem de spray, incentivando o consumidor à reutilização e reduzindo o uso de plástico na produção dos produtos
- CIF Relançamento de cremes e lava tudo: inclusão de plástico reciclado nas embalagens (de momento: 50% em cremes e 40% nos lava tudo gama core). Esta medida é transversal a todo o portfólio e deverá ser expandida nos próximos anos.
- Lançamento em 2019 da marca Seventh Generation que tem embalagens com 100% plástico reciclado, fórmulas biodegradáveis com 97% de ingredientes à base de plantas, sem corantes e abrilhantadores artificiais e fragrâncias 100% naturais sem qualquer componente sintético
- Skip Ecoactive cuja embalagem é feita com 20% de plásticos dos oceanos
A Unilever está a destinar mil milhões de euros para o programa “Clean Future” (“Futuro Limpo”), que vai financiar pesquisas em biotecnologia, utilização de CO2 e de resíduos e química de baixo carbono – que afastará a transição dos químicos derivados de combustíveis fósseis. O investimento será também usado para criar fórmulas de produtos biodegradáveis e com eficiência no uso de água e reduzir para metade o uso de plástico virgem até 2025. Mais ainda, este investimento vai também promover o desenvolvimento de comunicações de marca que tornem essas tecnologias atraentes para os consumidores. O investimento no programa “Clean Future” — adicional ao novo Fundo do Clima e Natureza da Unilever, no valor de mil milhões de euros — tem como objetivo a criação de produtos de limpeza e lavagem de roupa que sejam acessíveis e que apresentem melhores resultados de limpeza com um impacto ambiental significativamente menor.
O “Clean Future” (“Futuro Limpo”) já oferece apoio a projetos líderes de mercado em todo o mundo para transformar a maneira como são feitas as substâncias químicas nos produtos de limpeza e lavagem de roupa da Unilever. Na Eslováquia, por exemplo, a Unilever está a trabalhar em parceria com a Evonik Industries, empresa líder em biotecnologia, para desenvolver a produção de rhamnolipids, um surfactante renovável e biodegradável que já é usado no líquido lava-louças de Sunlight no Chile e no Vietname. Na cidade de Tuticorin, no sul da Índia, a Unilever está a extrair carbonato de sódio, um ingrediente dos detergentes em pó, por meio de uma tecnologia inovadora de captura de CO². O carbonato de sódio é feito com as emissões de CO² provenientes da energia usada no processo de produção. Espera-se que com este programa ambas as tecnologias sejam desenvolvidas.
“Carbon Rainbow” (“Arco-íris de carbono”)
O “Carbon Rainbow” da Unilever, componente essencial do programa “Clean Future”, é uma nova abordagem para diversificar o carbono usado nas fórmulas dos produtos. As fontes não renováveis de carbono (identificadas como carbono negro segundo a classificação do “Carbon Rainbow”) vão ser substituídas por CO2 capturado (carbono roxo), plantas e fontes biológicas (carbono verde), fontes marinhas, como algas (carbono azul), e resíduos (carbono cinza). De acordo com o “Carbon Rainbow”, a extração de carbono vai seguir avaliações de impacto ambiental e vai ser monitorizada pelos programas de extração sustentável da Unilever para evitar pressões indesejadas sobre o uso da terra.
Tanya Steele, Chief Executive da WWF UK, refere: “O mundo deve afastar-se dos combustíveis fósseis para recursos renováveis que reduzam a pressão nos nossos frágeis ecossistemas e que ajudem a recuperar a natureza. Estes compromissos significativos da Unilever, em conjunto com um forte fornecimento sustentável, têm um potencial real para fazer uma contribuição importante enquanto fazemos a transição para uma economia que trabalha com a natureza, e não contra ela”.
Peter ter Kulve, President of Home Care da Unilever, conclui: “Está a surgir uma nova bioeconomia das cinzas dos combustíveis fósseis. Já ouvimos dezenas de vezes que as pessoas querem produtos sustentáveis mais acessíveis, e que sejam tão bons quanto os convencionais. Com os rápidos avanços da ciência e da tecnologia, conseguimos oferecer isto com a promessa de novos benefícios para quem usa os nossos produtos, desde ingredientes ultra suaves até roupas e superfícies com autolimpeza. Diversificar as fontes de carbono é essencial para crescermos dentro dos limites do planeta. Os nossos fornecedores e parceiros de inovação desempenham um papel crucial nesta transição. Ao partilharmos o nosso modelo “Carbon Rainbow”, estamos a invocar uma transformação em toda a economia sobre o modo como usamos o carbono.”


