O Conselho de Administração da Ipsen (Euronext: IPN; ADR: IPSEY) anunciou a nomeação de David Loew como o novo CEO da Ipsen e membro do Conselho a partir de 1 de julho de 2020.
O Conselho de Administração manifestou também o seu agradecimento a Aymeric Le Chatelier, diretor financeiro da Ipsen, que liderou a empresa durante este tempo, num ambiente excecionalmente desafiador, e que permanecerá no cargo de conselheiro delegado interino até 1 de julho de 2020. Le Chatelier continuará a exercer as funções de diretor financeiro.
David Loew irá exercer as suas funções a partir da sede corporativa da Ipsen, em Boulogne-Billancourt, França. A sua missão será garantir o crescimento contínuo da Ipsen e avançar no seu portfólio de projetos, mediante uma estratégia de inovação externa que ofereça valor a longo prazo, enquanto promove uma cultura interna baseada no empreendedorismo e na agilidade, e focada no paciente.
Desde 2016 que David é CEO da Sanofi Pasteur Vaccines. Desse cargo, liderou uma estratégia de crescimento mundial bem-sucedida através de aquisições e acordos de licenciamento. Além disso, levou a cabo uma série de iniciativas transformadoras: desenvolvimento de uma carteira global, reforço da estratégia de produção para reforçar a conformidade e aumentar a capacidade e a criação de programas chave para levar a empresa a um nível de melhores práticas em recrutamento de talento, assuntos médicos, produtividade em I&D e configuração do ambiente externo.
David tem mais de trinta anos de experiência em diversas áreas terapêuticas, incluindo oncologia, sistema nervoso central e cardiometabolismo, bem como em consumer healthcare. Tem trabalhado nos Estados Unidos, na Europa e em mercados internacionais. Começou a sua carreira na Coopers & Lybrand e Hewlett Packard em 1990, antes de se juntar à Roche em 1992. Nas duas décadas seguintes, David ocupou diversos cargos de responsabilidade, entre eles, o de Global Oncology Head, Global Chief Marketing Officer & Head of Global Product Strategy e Region Head Eastern Europe, Middle East and Africa para a divisão farmacêutica da Roche. Integrou a Sanofi em julho de 2013 como Senior Vice President Commercial Operations Europe, onde foi responsável pelas áreas de medicamentos sujeitos a receita médica, consumer healthcare e genéricos na UE.
“O Conselho de Administração e eu temos o prazer de dar as boas vindas a David Loew como o novo CEO da Ipsen. David é um líder experiente com vasta experiência global nas áreas de negócio chave para a Ipsen”, disse Marc De Garidel, Presidente do Conselho de Administração da Ipsen. “Estou confiante de que David trará a liderança e a experiência necessárias para guiar a empresa na sua próxima fase de crescimento e realizar a visão da Ipsen de ser líder global em biotecnologia através da identificação, desenvolvimento e comercialização de produtos transformadores e de valor diferencial”.
“Sinto-me profundamente honrado por esta nomeação e estou particularmente emocionado por me juntar à Ipsen neste momento da sua história. Ao longo dos últimos cinco anos, a empresa tem mantido uma notável trajetória de crescimento graças ao seu foco em fornecer soluções inovadoras aos pacientes com significativas necessidades médicas não satisfeitas”, afirmou David Loew. “Estou ansioso por trabalhar com os meus novos colegas de trabalho e com o Conselho de Administração, para que, em conjunto, possamos continuar a desenvolver soluções que melhorem a vida dos doentes”.
Sobre Ipsen
A Ipsen é um grupo internacional biofarmacêutico focado na inovação e medicamentos de especialidade, que desenvolve e comercializa medicamentos inovadores em três áreas terapêuticas chave: oncologia, neurociências e doenças raras. O compromisso da Ipsen com a oncologia está evidenciado no portefólio cada vez maior de tratamentos para cancro da próstata, tumores neuroendócrinos, carcinomas das células renais, carcinoma hepatocelular e cancro do pâncreas. A Ipsen está também presente no mercado com produtos de cuidados primários e de automedicação.
Com um volume de negócio de 2.500 milhões de euros em 2019, a Ipsen comercializa mais de 20 medicamentos em mais de 115 países e conta com presença comercial direta em mais de 30 países. A I+D da Ipsen centra-se em plataformas tecnológicas diferenciadas e inovadoras, localizadas no coração dos centros mundiais de investigação em biotecnologia ou ciências da vida: Paris-Saclay (França), Oxford (Reino Unido) e Cambridge (Estados Unidos). O Grupo reúne mais de 5.800 colaboradores em todo o mundo. As ações da Ipsen estão cotadas na bolsa de Paris (Euronext: IPN) e, nos Estados Unidos, participa no American Depositary Receipt program patrocinado de nível 1.
A Ipsen Portugal está sediada em Algés. Em Portugal, a Ipsen dispõe de um sólido portfólio em oncologia (rim, próstata, tumores neuroendócrinos, CCRa e HCC), doenças raras (acromegália e distúrbios do crescimento) e neurociências (distúrbios do movimento).

