Quando se fala de lampreia, não há meio-termo. Mas o que é certo é que entre os que a amam e odeiam em formato gastronómico há ainda aqueles não sabem o que perdem. Para estes e para os que não deixam passar a oportunidade de degustar aquele que é um dos mais importantes ex-libris gastronómicos da cozinha tradicional portuguesa, com uma história que esconde ela muitas estórias, o restaurante Estórias disponibiliza, naquela que é por tradição a época deste ciclóstomo à mesa, o menu “A Loucura da Lampreia”.
De 12 a 14 de março, a lampreia livra-se do arroz que a prendia à tradição e apresenta-se à mesa com outros sabores, onde não faltam inovações, como o “Gelado de chocolate e sangue com framboesas”, “Mini empadas de Lampreia” ou “Lampreia grelhada, torricado de broa e Boletus”, alguns dos pratos que o Estórias quer dar a conhecer, num menu que se completa com “Lampreia à Bordalesa”, com sangue, vinho e vinagre, “Lampreia assada” e “Lampreia de ovos à Casa da Comida”.
Na tradição do que já vêm sendo os menus especiais, inspirados pelas temáticas da época, o Estórias homenageia agora a lampreia, protagonista de mesas que até já foram reais. Desde o tempo dos romanos, onde era guardada em grandes tanques e consumida como a iguaria que continua a ser, passando pelos finais do século XV, onde a sua preparação foi descrita no ‘Livro de Cozinha da Infanta Dª. Maria’, filha de D. Duarte e neta de D. Manuel I, autora de uma obra que ilustra a antiga arte de cozinhar em Portugal.
Criado pelo Chef João Pereira, esta ode à lampreia homenageia os sabores da cozinha tradicional portuguesa, mas com uma inspiração contemporânea, privilegiando ingredientes de origem nacional.
